TV Cultura apresenta final da 1ª Jornada de Matemática

Competição contou com a participação de 83 mil alunos da rede estadual

qui, 06/12/2007 - 10h32 | Do Portal do Governo

A TV Cultura leva ao ar neste sábado, 8, a partir das 10h15, a final da “1ª Jornada de Matemática”, um dos mais importantes eventos educacionais já realizados no Brasil pela Secretaria de Estado da Educação.

Após disputa acirrada que motivou 83.360 estudantes de 4ª série do Ensino Fundamental, foi escolhido na quarta-feira, 5, com a presença do governador de São Paulo, José Serra, um grupo de cinco alunos da rede estadual, que foram os vencedores da “1ª Jornada de Matemática”. Na ocasião participaram seis grupos finalistas: Caieiras, Guarulhos, Norte 1 (capital), Leste 2 (capital), Osasco e Sul 3 (capital).

Pela primeira vez São Paulo organizou uma “competição” entre alunos para ensino de matemática. Movimentaram-se 27 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo, 501 escolas e 2084 classes de 4ª séries do Ciclo I. Formaram-se grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: os grupos deviam ter alunos bons e fracos em matemática.

A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino; e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Em todas as 27 regiões foram realizadas seletivas da Jornada, durante todo o ano. Os cinco alunos da equipe vencedora receberam um computador, um acervo de livros e um passeio cultural. A escola da equipe vencedora recebeu uma copiadora e material de recreação para uso dos alunos. As seis equipes finalistas e os respectivos professores-orientadores receberam menção honrosa e foram contemplados com acervo de livros e um passeio cultural.

Da Fundação Padre Anchieta