TV Cultura abre inscrições para a produção de documentários

Os selecionados serão co-produzidos pelas TVs públicas e exibidos a partir de 2009

ter, 10/06/2008 - 10h11 | Do Portal do Governo

Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários. O slogan convida os produtores independentes para se inscreverem no concurso DocTv-IV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. As inscrições estão abertas até o dia 11 de julho.

Considerado um dos mais bem-sucedidos projetos do setor audiovisual brasileiro, o programa selecionará 35 projetos de documentários nos 26 Estados, mais o Distrito Federal. A parceria das emissoras de TV, do poder público e da iniciativa privada, ajudou na expansão da premiação de projetos de documentário por meio das Carteiras Especiais, o qual totalizará 22 projetos aprovados nesta edição. Estão previstos mais um filme no Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Maranhão; dois filmes em Sergipe, Goiás e Minas Gerais; quatro filmes na Bahia; e sete em São Paulo, ou seja, 22 filmes produzidos pelas Carteiras Especiais.

Todos os documentários selecionados nos Concursos DocTv (inclusive as Carteiras Especiais) serão co-produzidos pelas TVs públicas e exibidos em horário nobre, em rede nacional, a partir de 29 de maio de 2009. Cada projeto receberá R$ 110 mil para a realização do documentário.

Entenda o projeto – O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DocTv) nasceu em 2003 e teve em suas três edições 2.310 projetos de documentário inscritos em 74 concursos estaduais, tendo co-produzido 115 documentários e gerado mais de 3 mil horas de programação para a rede pública de televisão.

Nesses três anos, foram realizadas 44 oficinas para a formatação de projetos com a participação de 1.333 realizadores de todo o Brasil, e duas oficinas para o desenvolvimento de Projetos, nas edições 2 e 3 do DocTv, reunindo os 70 autores de projetos selecionados como expoentes do documentário brasileiro, entre eles Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Ruy Guerra, Giba Assis Brasil, Joel Pizzini e Cristina Grumbach, para a discussão detalhada de cada projeto.

Na opinião de Romeu di Sessa, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas (ABD) Seção São Paulo, “o mais importante é a continuidade deste programa que chega à sua quarta edição”. A partir da segunda edição do programa DOCT foram realizadas as Carteiras Especiais, com documentários viabilizados a partir da articulação de recursos financeiros de empresas do setor público e/ou privado. “Esse modelo de negócio atraiu R$ 1,9 milhão em investimentos diretos na produção audiovisual brasileira”, explica Sessa.

“Em 2006, os 61 documentários das séries DocTv I e II foram lançados em DVD home vídeo, em ação pioneira desenvolvida pela TV Cultura, por meio da Cultura Marcas e Log On Editora Multimídia, e Coordenação Executiva do DOCTV”, salienta Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Exterior – Os filmes do DocTv participaram de diversos festivais dedicados aos documentários no Brasil e exterior sob os títulos É Tudo Verdade (Elevado 3.5), Locarno (Handerson e as Horas e Acidente), Biarritz (Do Lado de Fora), Sundance (Acidente) e Edoc (Violência S.A.).

Também em 2006, o programa inspirou a criação do DocTV Ibero-América, o DOCTV IB, que adotou a co-produção e teledifusão de documentários em 13 países latino-americanos, Portugal e Espanha. “Para este ano, ocorreram os processos de criação dos programas DocTV México, DocTV Colômbia, DocTV Cinergia (América Central) e DocTV CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”, informa Sílvio Da-Rin, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Nesta edição, o DocTV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil). E tem o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas.

Oficinas – Os autores selecionados poderão participar da oficina para desenvolvimento de projetos entre 7 e 12 de setembro. Neste período, 35 autores se reunirão com cinco nomes importantes do documentário nacional para debate e aperfeiçoamento dos projetos, antes do início das gravações. Entre 28 de setembro e 3 de outubro, os autores e seus respectivos diretores de produção irão participar da oficina de desenho criativo de produção. Os profissionais selecionados irão a uma banca de avaliação (pitching) com dois renomados produtores audiovisuais, para o aperfeiçoamento dos desenhos de produção dos documentários.

O pólo paulista do DocTV realizará pela primeira vez a oficina para a formação de projetos. “É uma oportunidade aos produtores independentes do Estado. A oficina consiste na exposição do formato de apresentação do projeto de documentário do DocTV-IV, a partir da programação de documentários e discussão dos projetos individuais dos autores proponentes”, explica Markun.

A oficina será realizada entre 30 de junho e 4 de julho e será administrada por Marcelo Müller, diretor e roteirista em cinema pela ECA-USP e pela Escuela de Cine y Televisión (EICTV) de Cuba. Os interessados deverão consultar o regulamento do concurso paulista do DocTV-IV, disponível no site www.tvcultura.com.br/DocTv.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)