TV Cultura abre domingo a nova temporada do programa Prelúdio

Programa vai ao ar neste domingo, 28, às 19h30

sex, 26/09/2008 - 11h05 | Do Portal do Governo

Música clássica de boa qualidade, jovens talentosos, auditório animado e júri composto por personalidades ligadas ao universo erudito. Esses são os ingredientes do programa Prelúdio, que estréia sua quarta edição no próximo domingo, 28, às 19h30, na TV Cultura, com apresentação de Estela Ribeiro.

Idealizado e dirigido pelo maestro Júlio Medaglia, o concurso é marcado por revelar e divulgar o trabalho de jovens músicos, como o pianista Cristian Budu e o violinista Rodrigo Monteiro. Dividido em oito eliminatórias, duas semifinais e a final – que será transmitida ao vivo, da Sala São Paulo –,Prelúdio contará com três concorrentes em cada fase.

Os finalistas desta edição serão acompanhados por uma orquestra de aproximadamente quarenta músicos e avaliados por importantes nomes do cenário musical brasileiro. O vencedor ganhará uma bolsa de estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e a participação, como solista, de um concerto especial acompanhado de uma grande orquestra.

Concorrentes – Para a primeira eliminatória foram selecionadas: a cantora Natália Áurea, que interpretará a ária Matern aller Arten, da ópera O Rapto do Serralho, de Wolfgang Amadeus Mozart; a flautista Isaura Melo, com o Concerto para Flauta, de Carl Reinecke; e a violinista Priscila Rato, que tocará o terceiro movimento do Concerto para Violino, de Felix Mendelssohn.

As eliminatórias irão ao ar todo domingo, de 28 de setembro a 16 de novembro; as semifinais, nos dias 23 e 30 de novembro, e a grande final, dia 7 de dezembro. A partir deste ano, a Rádio Cultura FM (103,3 MHz) fará a transmissão simultânea do programa.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)