Turismo rural paulista ganha passaporte

Iniciativa é do Conselho Estadual de Turismo e visa mobilizar o setor que já conta com 800 propriedades em todo o Estado

qua, 16/07/2008 - 13h42 | Do Portal do Governo

 Um significativo produto de divulgação foi anunciado, recentemente, na última reunião do Conselho Estadual de Turismo realizada nas dependências da Secretaria Estadual de Educação. Trata-se do “Passaporte do Turismo Rural Paulista” que promete mobilizar o setor que já conta com mais de 800 propriedades em todo Estado. A proposta inicial é a distribuição de, pelo menos, 20 mil passaportes nos principais núcleos emissivos de São Paulo – capital, ABC paulista, litoral, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, além do Rio de Janeiro – de forma direcionada.

O turista, ao receber o passaporte, terá a oportunidade de conhecer muitos atrativos e a cada visita a um dos empreendimentos apresentados, ou cada vez que este turista utilizar-se de um dos serviços oferecidos,  receberá um carimbo em seu passaporte. A partir de cinco carimbos  ele poderá usufruir de alguns serviços oferecidos pelas propriedades, gratuitamente. O lançamento do Passaporte, já para este segundo semestre, acontecerá na cidade de São Paulo. Durante este encontro a presidente da Associação Brasileira do Turismo Rural- São Paulo, Andréia Junqueira, falou sobre o Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural Paulista que é “um universo com identidade” e que as diretrizes para este desenvolvimento passam pelo fomento aos seguintes eixos temáticos: agricultura familiar, agroturismo, turismo rural pedagógico, turismo eqüestre e fazendas históricas.

Também fez parte da pauta do dia a apresentação de José Bento, do Sebrae, que enfocou o Programa de Desenvolvimento Territorial em Turismo, Cultura e Artesanato. Falou sobre a ação da entidade com os micro e pequenos empresários e empreendedores dos mais diversos setores da economia, inclusive os do Turismo. “Trabalhamos estrategicamente com recursos Naturais e Culturais que apresentem possibilidade para constituição de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato. Um Projeto de Desenvolvimento depende fundamentalmente de parcerias, da instalação e manutenção da Governança Local e da Rede de Parceiros” disse Bento e continou:  “o Sebrae-SP colabora e participa com o que é de sua competência, portanto o envolvimento e a participação de outros parceiros é fundamental para o sucesso empresarial”.

Informou sobre os Circuitos Turísticos em atendimento:  Religioso; Vale Histórico; Mantiqueira;  Litoral Norte Paulista; Cultura Caipira; Costa da Mata Atlântica; Das Águas Paulista;  Das Frutas;  Entre Serras e Águas;  Caminho das Águas e Nascentes;  Caminhos do Centro Oeste Paulista; Caminhos do Tietê; Dos Lagos; Chapada Guarani, Oeste Rios;  Apiaí e Região e  Das Águas Limpas. E também sobre os Roteiros Turísticos: Bororé / Colônia;  Capivari Monos; Samba Sampa; Cultura e Lazer do Ipiranga ;  Cultura e Gastronomia da Moóca ;  Águas de São Pedro; Olímpia; Itararé e Bom Sucesso de Itararé; Campina do Monte Alegre; São Roque e Das Areias, na região de Ourinhos.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo