Turismo rural faz sucesso em Presidente Bernardes

Ideal para quem gosta de belas paisagens e quer conhecer o cotidiano da roça

qua, 28/01/2009 - 14h32 | Do Portal do Governo

Uma iniciativa pioneira está fazendo o maior sucesso na região de Presidente Bernardes: é o turismo rural, no qual o visitante pode vivenciar o cotidiano do campo, apreciar belas paisagens e ainda saborear uma boa comida no melhor estilo caipira. Tudo isso está acontecendo no assentamento Água Limpa, em Presidente Bernardes, e começou com uma monografia de uma aluna da Uniesp – União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo – justamente sobre turismo rural.

Para quem gosta de belas paisagens e quer conhecer – ou relembrar – o cotidiano da roça, o assentamento Água Limpa é uma boa pedida. Os visitantes são recebidos pelos assentados e fazem suas refeições em suas casas – incluindo café da manhã, almoço e café da tarde.  No cardápio, doces caseiros, frutas e legumes cultivados no local. Também há uma trilha para caminhadas e as crianças, principalmente, se divertem com vacas, cavalos e cabritos.

A idéia foi ganhando força e foi encampada pela Uniesp, cujos representantes estiveram em São Paulo, no último dia 22, para acertar detalhes de uma parceria com o Itesp. Estiveram presentes à reunião, além do diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro, o professor Pedro Sérgio Mora Filho, coordenador de projetos da Uniesp, o superintendente da universidade, Mauro Villanova, e Marco Aurélio Pilla Souza, responsável pela Gerência de Desenvolvimento de Produção e Renda do Itesp. Na parceria firmada, o assentamento Água Limpa servirá de objeto de estudo para os alunos de diversos cursos, e os assentados também receberão apoio técnico dos profissionais da Uniesp para dar prosseguimento ao projeto.

Bolsas de estudo – A assinatura do termo de cooperação técnica ainda prevê a concessão de bolsas de estudos de 50% para os assentados e para os funcionários do Itesp nos cursos ministrados pela Uniesp, que atualmente está presente em 12 municípios paulistas: São Paulo, Guarujá, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Araçatuba, Birigui, Guararapes, Mirandópolis, Marília, Sorocaba e Taquaritinga.

Da Fundação Itesp