Turismo paulista terá uma frente parlamentar

nd

seg, 18/06/2001 - 19h07 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 19, será lançada às 16 horas, na Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar Paulista Pró-Turismo.

A iniciativa, de cunho suprapartidário, está ocorrendo em função da importância que o turismo assumiu na economia do Estado de São Paulo.

Segundo dados da Secretaria de Esporte e Turismo do Governo do Estado, além do turismo de negócios, principal atração na Capital, o Estado de São Paulo conta com diversas opções, como o turismo aventura, o cultural, o ecológico, o religioso e o rural.

O Estado tem nada menos que 61 estâncias como as dez climáticas (entre elas São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal), 13 hidrominerais (como Águas de Lindóia e Serra Negra) e as 23 turísticas (destacando-se Holambra e Barra Bonita), além da beleza das mais de cem praias que compõem os litorais Sul e Norte do Estado.

De acordo com o líder do PSDB na Assembléia, deputado Sidney Beraldo, até o ano de 2005, deverão ser investidos no setor R$ 7,1 bilhões, por meio da Bolsa de Negócios da Secretaria Estadual de Esportes e Turismo. Esses investimentos poderão gerar cerca de 258 mil empregos no Estado.

Apesar do acelerado crescimento da atividade turística no Estado, o setor ainda sofre com indefinições. Para Beraldo, falta uma visão mais abrangente do setor. ‘É necessária a criação de políticas públicas claras para o turismo; essa é uma das grandes tarefas desta iniciativa.’

A Frente Parlamentar Pró-Turismo vai trabalhar em parceria com as entidades representativas do setor e uma de suas ações será promover a consolidação da legislação estadual para o turismo. A idéia de criação da frente surgiu durante o funcionamento do Fórum São Paulo Século 21 dentro das atividades do Grupo de Turismo e Serviços.

Leia mais

  • São Paulo atrai turistas do Brasil e no mundo