Turismo: Governo paulista prepara Guia de SPAs e Balneários

Projeto faz parte do Programa 'Turismo Saúde'

ter, 26/09/2000 - 16h48 | Do Portal do Governo

Projeto faz parte do Programa ‘Turismo Saúde’

Dentro do segmento “turismo saúde”, a Secretaria Estadual de Esportes e Turismo prepara sua mais nova folheteria: Guia de SPAs e Balneários. “Trata-se de mais um caminho para fortalecer São Paulo como destino turístico”, afirma o secretário estadual Marcos Arbaitman. “E de acordo com a denominação Spa (do latim, Salute Per Aqua = Saúde por meio de Água), assim como os Balneários, vamos ampliar esses horizontes, fornecendo especificações desses locais em todo o Estado”.
Na verdade, são áreas exclusivamente equipadas para permanência de lazer e de revitalização física e mental dos hóspedes, com programas especiais que ensejam uma melhor qualidade de vida, voltadas para o binômio “corpo e mente”. Dados estatísticos dão conta que os oito balneários existentes em São Paulo recebem, em média, 44 mil usuários por mês, em busca de bem-estar. Em relação aos SPAs, também de acordo com pesquisas, há em todo o Estado de São Paulo, 546 unidades habitacionais (apartamentos); 1.149 leitos que, em média, são ocupados por 714 pessoas/mês. Este quadro exibe o seguinte resultado: há uma ocupação de 47% ao ano, o que corresponde a 8.568 pessoas/ano.
“Sabemos que com esta publicação inédita do Guia SPAs e Balneários muita gente terá a oportunidade de conhecer e desfrutar dessa nova maneira de se cultivar a auto-estima e o descanso, conforme determinação do governador Mário Covas que enseja um turismo para todos”, destaca o secretário Arbaitman. Vale ressaltar que a SET organizou recentemente na Capital o I Seminário Científico Internacional denominado “Atuação nos SPAs dos Profissionais de Estética na Área do Turismo Saúde”.