Turismo em Tambaú: um destino de fé e arte no interior de São Paulo

Religiosidade e artesanato regional em cerâmica impulsionam o potencial do município, que recebe cerca de 200 mil visitantes por ano

sáb, 29/04/2023 - 10h00 | Do Portal do Governo
DownloadSantuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú
Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú
Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú

Situada na região metropolitana de Ribeirão Preto, a 271 km da capital, a cidade de Tambaú tem se destacado por suas duas principais vocações: o turismo religioso e a produção de cerâmicas artísticas de terracota.

O Padre Donizetti Tavares de Lima, beatificado em novembro de 2019, é um dos principais ícones do turismo religioso em Tambaú. A cidade abriga a Casa Museu do Padre Donizetti, um ponto turístico de peregrinação bastante visitado por fiéis que buscam conhecer mais sobre a vida e a obra do sacerdote. A casa, que foi residência do padre por 35 anos, foi transformada em museu e hoje abriga objetos pessoais, fotos, cartas e documentos que contam a história do religioso. O local fica aberto à visitação e conta com aposentos simples, objetos de uso do padre, como cama, batinas, casulas e a poltrona em que faleceu.

Município de Interesse Turístico (MIT) desde outubro de 2017, a pequena e acolhedora Tambaú tem pouco mais de 23 mil habitantes e recebe mais de 200 mil turistas por ano.

A palavra Tambaú é de origem Tupi e quer dizer ‘Rio das Conchas’. Além de ser uma das opções de Caminhos da Fé no Estado de São Paulo, o município é conhecido também pelas suas olarias e pelo artesanato em cerâmicas, que renderam à cidade o apelido de Cidade Vermelha ou Cidade da Cerâmica.

Tambaú também integra a Região Turística Encantos da Anhanguera Central, ao lado de mais sete municípios, e recebe visitantes de cidades vizinhas para aproveitar os esportes radicais como o rapel de cachoeira.

“Tambaú é um município precioso com inúmeras vocações. Quem ainda não conhece, não pode perder a oportunidade do contato com a cultura, a cerâmica e a religiosidade”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Entre os pontos mais frequentados do município estão o Pontilhão, a Cachoeira da Fazenda São Geraldo e o Santuário à Nossa Senhora Aparecida, que abriga os fiéis do saudoso Beato.

A cidade conta ainda com o Parque Turístico e de Lazer do Trabalhador, com estrutura para práticas esportivas como capoeira, taekwondo, bocha, vôlei de areia, futebol, skate e pista de caminhada, além de uma academia a céu aberto.

O período de maior visitação da cidade é o mês de junho, em função da data de falecimento do Padre Donizetti. Nessa época, o município recebe cerca de 40 mil turistas.

Aos finais de semana, cerca de quatro mil pessoas visitam Tambaú e se encantam pelos atrativos turísticos, culturais e ecológicos do roteiro local, ajudando a economia com empregos e renda, além de dar visibilidade ao artesanato regional.

Como chegar:

Para ir até Tambaú, saindo da Capital, acesse a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), a SP-330 (Rodovia Anhanguera) até a saída 210, Av. Pe Antônio Van Ess até rotatória, Marginal do Córrego Ribeirão do Ouro, Anel Viário de Pirassununga, em seguida a SP-201 (Rodovia Euberto Nemesio Pereira de Godoy), depois a SP-215 (Rodovia Vicente Botta) até a saída do km 71 e, finalmente, a SP-332 (Rodovia Padre Donizetti).