Turismo em São Paulo: Aventure-se na Caverna do Diabo

Com trilhas, cachoeiras, mirantes e infraestrutura voltada ao turismo, lugar possui cenários dignos dos filmes de Indiana Jones

ter, 18/04/2017 - 8h33 | Do Portal do Governo

Que tal aproveitar um dos feriados de abril para conhecer a maior caverna do Estado de São Paulo? Localizado a 295 quilômetros da cidade de São Paulo, no município de Eldorado, a Caverna do Diabo tem 8 quilômetros de extensão e é considerada uma das mais belas do mundo.

Com salões amplos e ricamente ornamentados por uma grande diversidade de espeleotemas, a caverna conta com escadarias, corrimões e iluminação, o que facilita o acesso, mesmo para quem tem dificuldade de locomoção. São 700 metros de infra-estrutura para o turismo como escadas e passarelas. Isso proporciona maior segurança e comodidade, para todas as idades. O passeio dura cerca de 1 hora e meia e é feito com o acompanhamento de um monitor ambiental.

A caverna fica dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo, que também abriga uma série de atrações turísticas, como trilhas, cachoeiras, mirantes e uma boa estrutura para receber visitantes.

Mais atrações
No parque, o visitante também pode percorrer a trilha do Araçá, que é uma trilha autoguiada, de baixo nível de dificuldade e com duração média de 20 minutos. A cachoeira possui três quedas d’água, sendo que a primeira é só para contemplação, e as outras duas formam poços de águas cristalinas que são um convite para o mergulho.

Caso o visitante tenha tempo para percorrer uma trilha um pouco mais longa, a trilha do Mirante do Governador leva a um ponto estratégico onde, em dias claros, se pode ter uma vista panorâmica do Vale do Ribeira. A trilha é autoguiada, tem nível médio de dificuldade e pode ser percorrida em 2 horas e 30 minutos.

O Parque conta com restaurante, loja de artesanato e souvenires, área para piquenique, banheiros, estacionamento e um Centro de Visitantes com exposição temática, onde o visitante pode conhecer mais sobre o ecossistema da Mata Atlântica e suas cavernas. Não há alojamento para visitantes dentro do Parque, mas é possível encontrar meios de hospedagem nos municípios mais próximos como Eldorado e Iporanga.

Como chegar
Saindo de São Paulo, o acesso ao Parque é feito pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), até a cidade de Jacupiranga (km 446). Segue-se então pela rodovia SP-193 (Rodovia José Edgard Carneiro dos Santos) até a cidade de Eldorado e, posteriormente, pela SP-165, em direção ao bairro de André Lopes.