‘Turismo do Saber’ proporciona dia de aventura às crianças

Com o propósito de mostrar diferentes culturas, programa aprofunda os conteúdos desenvolvidos em sala por meio do turismo social

sex, 20/04/2018 - 20h34 | Do Portal do Governo

Em um dia de aventura, crianças podem aprender na prática a importância de conhecer o diferente bem de perto. Por meio do “Turismo do Saber”, os pequenos têm a oportunidade de visitar lugares novos e culturas regionais distintas. Mais do que turismo social, a ação proporciona uma nova experiência de vida voltada à ampliação de horizontes e conhecimentos.

O programa, vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, realiza uma saída do ambiente escolar com o intuito de aprofundar os conteúdos desenvolvidos em sala. Os alunos passam um dia visitando determinados atrativos turísticos de outras cidades. Até o ano passado, a ação levou mais de 9,5 mil crianças para aventuras enriquecedoras.

“É um equívoco pensar que nosso Estado se resume ao turismo de sol e praia. Os segmentos vão além e contemplam também o ecoturismo, o cultural, o de esporte, negócios e eventos. Temos a permanente missão de consolidar o Estado como produto, fomentando e desenvolvendo o turismo sustentável. Por tudo isso, estamos convictos que viajar por São Paulo é um grande negócio”, comenta a atual respondente pelo expediente da pasta de Turismo, Nanci Cortazzo.

Para Vanílson Fickert , coordenador de turismo do Estado, essa é uma oportunidade para os pequenos conhecerem a praia ou o interior ao lado de outros colegas. “Nós fazemos uma parceria com os municípios. Eles solicitam o programa e apresentam possibilidades de locais para visitação. Cabe a nós fazermos a logística dos ônibus com os locais”, explica.

Os ônibus utilizados nos trajetos são os mesmos que fazem os percursos do Roda SP. “É uma maneira que encontramos de não deixar esses ônibus ociosos em um período que não acontece o Roda SP. São veículos novos, confortáveis e capazes de oferecer toda segurança aos estudantes e professores”, completa Fickert.

O “Turismo do Saber”, geralmente, atende crianças de 9 a 11 anos das escolas da rede de ensino pública e particular. Todos os trajetos são acompanhados por professores e responsáveis das instituições. Quando chegam ao destino, o município proporciona guias turísticos e determinam os lugares mais interessantes a serem visitados.

Neste ano, Mongaguá participou do lançamento do programa. A Secretaria de Estado disponibilizou seis ônibus para levar, no total, 170 crianças e 27 professores acompanhantes para passar um dia na cidade de Itu. Para selecionar os turistas-mirins, o município utilizou como critério os que tiveram a melhor média de nota em 2017.

“O serviço oferecido ao grupo é de primeira. Todos os estudantes receberam colete de identificação, lanches e várias orientações. É uma oportunidade que eles têm de sair da cidade e conhecer outros estilos de vida”, conta a diretora de turismo do município, Aline Melevski Marchetti. De acordo com ela, como o critério são as melhores notas, eles se incentivam a estudar mais para conseguir a colocação.

Uma das instituições de ensino mongaguense que participou da viagem foi a EMEIEF Dona Naia. Vilma Stoco Gustiene, diretora da unidade, comentou sobre a motivação que os alunos têm para participar do programa. “Quando divulgamos o passeio, todo mundo quis participar. Nós conseguimos levar 15 alunos para conhecer Itu e os seus principais pontos turísticos. Assim, mostramos que a escola valoriza o aprendizado dos filhos e vai além das salas de aula”, afirma.

No total, 225 municípios já participaram do programa. Para 2018, a intenção é atender mais de 9 mil crianças de 110 localidades. Através dele, o Estado e todos os órgãos parceiros têm como objetivo contribuir com a aceitação das diferenças e das diversidades sociais no desenvolvimento desses pequenos aventureiros.