Turismo: câmara técnica da Fundação Procon-SP apresenta resultado de trabalho conjunto

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seg, 21/08/2000 - 11h06 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de melhorar as relações entre consumidores e fornecedores, a Câmara Técnica de Turismo, composta de representantes da Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, e das entidades Abav/SP, Braztoa e Sindetur/SP, vai apresentar o modelo básico da Ficha de Roteiro de Viagem. Trata-se de um documento que será utilizado pelas agências e operadoras de turismo, preenchido junto ao consumidor no momento da contratação do serviço de turismo. A apresentação ocorrerá nesta terça-feira, dia 22, às 10 horas, no auditório “Espaço da Cidadania”, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio, 184). Estarão presentes o secretário da Justiça, Edson Luiz Vismona, bem como representantes das entidades que compõem a Câmara Técnica de Turismo.

Na ocasião também será lançada uma cartilha sobre turismo, com orientações para o consumidor sobre como contratar esses serviços, os cuidados gerais, documentos necessários para viagem, locação para temporada etc. Trata-se de material que será colocado à disposição dos consumidores nos postos de atendimento da Fundação Procon-SP e nas empresas associadas às entidades.

Modelo de ficha

Trata-se do resultado de um extenso trabalho, visando harmonizar as relações de consumo. Foram promovidos amplos debates em busca da definição dos itens que compõem esse modelo de Ficha de Roteiro de Viagem.

Essa ficha é constituída de um formulário contendo informações e dados necessários à relação de consumo, tais como: identificação da agência e/ou operadora fornecedora do serviço; descrição dos serviços solicitados pelo consumidor (características e tipo de programa, roteiro, duração, descrição dos meios de hospedagem, de transporte, locais e datas de saída e de retorno); detalhamento do preço; e informações específicas (necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagem de menores desacompanhados etc.)

A implementação desse trabalho trará maior transparência na relação entre consumidores e agências/operadoras, uma vez que a contratação será transparente e equilibrada entre as partes. Por meio da informação clara, correta e precisa quanto ao serviço serão atendidas determinações da Política Nacional de Relações de Consumo.

Data: Terça-feira, dia 22 de agosto de 2000
Horário: 10 horas
Local: Auditório Espaço da Cidadania, Pátio do Colégio, 184 – São Paulo – SP