Tupã tem museu sobre cultura indígena

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre oferece um amplo acervo e atividades diversificadas, como palestras e oficinas

seg, 09/04/2012 - 20h35 | Do Portal do Governo

Na semana dedicada ao índio, que tal visitar um local totalmente voltado à cultura indígena? Assim é o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, vinculado à Secretaria da Cultura. Localizado no município de Tupã, o acervo conta com aproximadamente 38 mil peças, dentre instrumentos de caça, uso doméstico e cerâmicas, de diferentes comunidades indígenas brasileiras – incluindo os povos kaingang e krenac, que ainda habitam a região de Tupã.

Neste mês, o museu reforça a programação voltada ao tema indígena. De 10 a 20 de abril, acontecerá a 40ª Semana do Índio, com atividades que promovem um resgate da cultura e dos costumes indígenas e aproxima as novas gerações desses que são os mais antigos habitantes do Brasil. Dentre as atrações estão uma roda de conversas com representantes da escola local sobre como é feito o ensino da língua e da tradição indígena; palestras sobre os 100 anos da pacificação dos kaingang; e oficinas de zarabatanas, trançados, paus de chuva, adornos corporais e pintura indígena.

Na abertura do evento, dia 10, às 9 horas, haverá um hasteamento de bandeiras, com pronunciamento de autoridades locais e de um índio da Terra Indígena Vanuíre. A atividade finaliza com a leitura de uma poesia em homenagem à índia Vanuíre, que dá nome ao museu. No encerramento da semana, dia 20, haverá apresentação de danças festivas dos índios Kaingang e Krenak.

O prédio que abriga o museu – moderno, em concreto armado – foi construído em 1980 e abriga ainda um auditório. A índia Vanuíre, nascida no século 19, é considerada uma das principais pacificadoras dos conflitos entre brancos e índios do oeste paulista. Segundo a lenda local, Vanuíre, cansada de ver seu povo dizimado, costumava subir em um tronco de jequitibá de dez metros de altura, onde permanecia do nascer do dia ao cair da tarde, entoando canções pela paz.

SERVIÇO 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
40ª Semana do Índio
De 10 a 20 de abril, das 9h às 17h
Rua Coroados, 521, Centro/Tupã – SP
Telefone: (14) 3491-2202
Entrada franca