Túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá tem previsão de início de obras para 2014

Com tecnologia inédita no Brasil, custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão

qui, 15/03/2012 - 12h12 | Do Portal do Governo

O túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá, com tecnologia inédita no Brasil, será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, três faixas de rolagem por sentido e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

A previsão é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2014. O custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão. 

A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo após um amplo estudo técnico da Dersa. Batizado de “Projeto Prestes Maia”, entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, além de alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais estão no menor custo de implantação e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal. 

Do Portal do Governo do Estado