Túnel do tempo: pesquise a passagem de sua família pela Hospedaria do Imigrante

Memorial do Imigrante está disponível no site do Arquivo Público do Estado e conta com fontes representativas da inserção econômica da população imigrada

dom, 10/05/2015 - 18h00 | Do Portal do Governo

Portugueses, italianos, japoneses, coreanos, libaneses e diversas outras nacionalidades estão representadas nos documentos que registram a entrada de imigrantes em São Paulo. Que tal, por exemplo, saber se sua família passou pela Hospedaria dos Imigrantes entre 1887 e 1978? O Memorial do Imigrante está disponível no site do Arquivo Público do Estado.

Por meio da página é possível localizar indivíduos que desembarcaram no Porto de Santos, os que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978 ou pessoas que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984. Também compõe o acervo uma série de fontes representativas da inserção econômica da população imigrada.

A importância da Hospedaria de Imigrantes

Construída entre os anos de 1886 e 1888, a antiga “Hospedaria de Imigrantes do Brás” foi um dos maiores centros de recepção de estrangeiros já existentes no Brasil. Por suas dependências passaram mais de dois milhões de pessoas entre os anos de 1887 e 1978.

Acesse o link e boa pesquisa!

Do Portal do Governo do Estado