Tudo pronto para começar a Campanha de Vacinação de Idosos contra a gripe

População da terceira idade do Estado terá à disposição, também, vacinação contra tétano, difteria e pneumococo

qui, 12/04/2007 - 11h43 | Do Portal do Governo

A partir do dia 23 começa a Campanha de Vacinação de Idosos contra a gripe em todo o Estado de São Paulo. Neste ano, a meta da Secretaria Estadual da Saúde é vacinar 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Isso corresponde a 70% dos 3,6 milhões de idosos no Estado. A vacinação segue até o dia 4 de maio, exceto nos dias 29 de abril (domingo) e 1º de maio (feriado do Dia do Trabalho).

A população terá à disposição 5,8 mil postos fixos e 500 volantes (no sábado) espalhados pelo Estado, que funcionarão das 8 às 17 horas. Para atender o público, 30 mil profissionais cuidarão da distribuição e da aplicação das doses. Serão utilizados 2,3 mil carros e um barco para facilitar os deslocamentos das equipes. A campanha vai imunizar, também, os idosos internados em 1,5 mil asilos e casas de repouso.

O objetivo é proteger a população nesta faixa etária das complicações da gripe (como a pneumonia) e de outras doenças que podem ser prevenidas por vacinas, uma vez que essas pessoas são mais vulneráveis às enfermidades. No ano passado, a campanha teve adesão de 80,22% da população, superando a expectativa de 70%. “A vacina não provoca reações adversas graves e evita complicações causadas pelo vírus influenza”, informa o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barata.

Vacina gratuita – Os vírus usados na vacina estão mortos, por isso não podem se reproduzir nem provocar a doença. Isso significa que a substância não causa gripe. Além da imunização contra o vírus da gripe, a população idosa terá à disposição a vacina dupla (contra tétano e difteria) e a vacina contra pneumococos (bactérias causadoras de pneumonia, otite, sinusite, faringite e meningite).

A forma e a gravidade da gripe variam muito, mas seus principais sintomas são febre, calafrios e mal-estar generalizado. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal. A gripe é curada espontaneamente em uma semana. Mas em pacientes idosos, a doença pode persistir por mais tempo e levar a outras complicações.

A vacinação do idoso segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar essa faixa etária. O Brasil é um dos poucos países que oferece gratuitamente a vacina para maiores de 60 anos.

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial