Tudo pronto no Palácio dos Bandeirantes para receber o Papa Bento XVI

O cerimonial do governo de São Paulo concluiu a primeira fase dos preparativos para receber o Papa no Palácio dos Bandeirantes

qui, 03/05/2007 - 9h27 | Do Portal do Governo

A menos de uma semana da chegada do Papa Bento XVI ao Brasil, o cerimonial do governo de São Paulo concluiu a primeira fase dos preparativos para recebê-lo no Palácio dos Bandeirantes na próxima quinta-feira, 10, às 11 horas.

A sala onde o líder da Igreja Católica permanecerá por pouco mais de 1 hora recebeu alguns retoques em seu visual e já está pronta. Obras de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari irão preencher o fundo das paredes do Salão dos Despachos – segundo andar da sede do Executivo paulista. A decoração inclui uma mesa redonda ao centro, um arranjo amarelo e um tapete persa laranja medindo pouco mais de quatro metros. O Papa sentará em cadeiras de madeira maciça pertencente ao acervo cultural paulista com o símbolo da República.

No local, ele terá um encontro reservado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que deve durar pouco mais de dez minutos. Em seguida, Bento XVI recebe o governador José Serra e a embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Machado.

Serra vai presentear o Papa com a “Tradução Ecumênica da Bíblia” de autoria de Carlos Araújo. A obra com 629 páginas e mais de oito quilos, traz pinturas de Araújo com base em citações da Bíblia. No mesmo dia, o governador de São Paulo volta a se encontrar com o Papa no Mosteiro de São Bento, às 17 horas. Ainda no Palácio dos Bandeirantes, Bento XVI participa de uma cerimônia de lançamento do selo dos Correios em comemoração a sua estada no País.

Imprensa

A visita do Papa ao Palácio dos Bandeirantes será acompanhada por apenas 150 jornalistas, dos três mil cadastrados para a cobertura da passagem de Bento XVI pelo Brasil.Emissários do Ministério de Relações Exteriores estiveram no Palácio dos Bandeirantes nesta semana refazendo o roteiro da visita. Eles deram sinal verde ao traçado. Mas ainda falta uma última vistoria da sala pela  equipe de segurança do governo federal.

Em todo o percurso, o Papa será acompanhado do Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri e do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Bertolli. Além disso, o vice-governador, Alberto Goldman, terá um encontro com cerca de 40 cardeais no Salão dos Pratos na mesma ocasião.

Cleber Mata

Leia também:

Saúde preparou mega-operação para garantir saúde do Papa

Metrô e CPTM montam esquema especial na visita do Papa Bento XVI