Tudo certo para os Jogos Abertos do Interior “Baby Barioni”

São Caetano em 2009 e Santos em 2010 promovem um dos maiores eventos esportivos do País

qua, 07/01/2009 - 21h02 | Do Portal do Governo

A bandeira que simboliza os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” já está no seu devido lugar, isto é, no município de São Caetano. Isto porque, em cerimônia realizada na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, nesta quarta-feira, 7, o titular da Pasta, Claury Alves da Silva passou a bandeira dos Jogos para o prefeito em exercício de São Caetano, Walter Figueira Júnior, cujo município sediará, em outubro próximo, este importante evento esportivo, responsável por revelar inúmeros talentos do setor.

Segundo resolução do secretário Claury, publicada no Diário Oficial do Estado de 23 de dezembro de 2008, ficaram definidas as duas cidades sedes dos Jogos Abertos do Interior – JAI, para 2009, São Caetano e 2010 em Santos.

A cidade de Santos já havia sido cotada para os jogos de 2009, mas, devido a alguns melhoramentos na área esportiva e a um bom entendimento entre a SELT e as prefeituras dessas duas cidades, foi adiada para 2010. “Será uma edição histórica, pois vamos abrigar uma competição de alto nível e ao mesmo tempo inaugurar equipamentos esportivos amplos, modernos, que ficarão à disposição da comunidade”, afirmou o prefeito santista João Paulo Tavares Papa.

Entre os desafios de Santos para 2010 está a construção do maior complexo esportivo da Região, com capacidade para cerca de cinco mil pessoas. O prefeito Papa foi enfático ao ressaltar “a importância da visão ampla e compreensiva do secretário Claury neste processo de final feliz para todo o esporte do Estado”.

Já a cidade de São Caetano se diz totalmente preparada para o desafio em que acontecerá entre 5 e 18 de outubro de 2009. De acordo com o prefeito em exercício, a sede dos Jogos está intimamente ligada com o desenvolvimento cultural e educacional de um povo, também na qualidade do atendimento. E complementou: “a essência deste evento reside na confraternização através do Esporte”. Entusiasmado em sediar os Jogos Abertos, Figueira disse que esta grande ‘Olimpíada Caipira’ não acontece em São Caetano desde 1964.

Para o secretário Claury, os Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’ reúnem atletas de ponta do celeiro brasileiro, ao mesmo tempo que os prepara para níveis internacionais. “E uma das grandes vantagens de quem sedia esses Jogos é que, após as competições, toda estrutura é usada para outros eventos em benefício da região. É sabido que temos a obrigação de dar apoio ao desporto de base e, desta maneira, estamos produzindo atletas de alto rendimento”.

O titular da Pasta disse aos participantes da cerimônia que em qualquer processo há três itens fundamentais para o desenvolvimento do esporte: pedagogia esportiva, material esportivo e praças desportivas. “Estes Jogos Abertos são bem democráticos, pois em 2008 aconteceu no Interior, Piracicaba; em 2009 será no Grande ABC, São Caetano e em 2010, no Litoral, em Santos”. Ressaltou que cada ano que passa aumenta o número de participantes da competição e a organização do evento em 1ª e 2ª divisão exige cada vez mais infra-estrutura das cidades que realizam o evento. “Esta novidade serve para democratizar os níveis das competições tornando o campeonato uma competição mais justa, pois seleciona os mais fortes com os mais fortes estimulando os municípios menos preparados tecnicamente a sempre competir nos jogos” informou o secretário Claury Alves da Silva.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo