Tucanos-do-bico-verde resgatados feridos ganham prótese de bico em SP

Centro de Recuperação de Animais Silvestres fez procedimento em animais

sex, 04/09/2015 - 13h01 | Do Portal do Governo

O Centro de Recuperação de Animais Silvestres, do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, realizou a implantação de próteses no bico de dois tucanos-do-bico-verde, fêmeas. Os animais, que estavam feridos, foram resgatados pela Polícia Militar Ambiental.

A prótese é feita de resina acrílica, um material odontológico, que é modelada no bico e recebe pigmento verde que se assemelha a cor da espécie, necessária para evitar que o animal se diferencie do grupo. Após o procedimento, as aves ficam em observação por 24 horas e seguem para cativeiro.

O bico é temporário e pode ser substituído quando necessário para recuperar a saúde do animal. Esse tipo fratura é comum em tucanos, por se alimentarem de filhotes e ovos em ninhos de outras aves, na busca por alimentos.

S.O.S. animal
O Centro recebe anualmente uma média de sete mil animais de pequeno porte como araras, papagaios, gavião, macacos, cobras, tartaruga, jabutis e pássaros.

O local conta com uma estrutura adaptada com ambulatório e laboratório, viveiros, salas de internação, cirurgia e de necropsia, além de cozinha para o preparo da alimentação animal.

Após a recepção, mamíferos, répteis e aves são identificados por espécie, sexo e procedência, passam por uma avaliação de seu estado físico para obter o tratamento mais adequado e são registrados para receberem uma anilha ou microchip com seus dados.

Do Portal do Governo do Estado