Trotes solidários de Fatecs e Etecs ajudam vítimas de enchentes

Alunos da Fatec Zona Sul arrecadam mantimentos, enquanto calouros de Etecs e de outras Fatecs promovem trotes ecológicos

seg, 07/02/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Alunos da Fatec Zona Sul, na capital, farão um mutirão para arrecadar mantimentos para as vítimas das enchentes ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene, colchonetes e cobertores serão encaminhados para a Cruz Vermelha, a exemplo do ano passado, quando os estudantes doaram 150 kg de mantimentos à instituição.

A ação é uma das muitas iniciativas solidárias que já viraram tradição entre os calouros das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza, órgão do governo paulista responsável pelo ensino profissional. A cada ano, as Etecs e Fatecs inovam nos trotes do bem, que acontecem na primeira quinzena de fevereiro.

No “ecotrote” da Etec Prof André Bogasian, em Osasco, os estudantes coletam óleo doméstico, que engarrafam em bombas de 50 litros na própria escola e entregam à Secretaria do Meio Ambiente do município para reciclagem.

Seguindo esse apelo ecológico, cerca de 320 calouros da Etec Carapicuíba vão arrecadar materiais recicláveis durante uma competição. A coordenação da atividade e a triagem do material para envio a uma cooperativa de catadores será coordenada pelos alunos concluintes do curso técnico de Gestão Ambiental.

Entre outras unidades do Centro Paula Souza que realizam trotes solidários na Região Metropolitana de São Paulo estão a Fatec Zona Leste, que vai arrecadar brinquedos para uma comunidade da região; a Etec Prof. Aprígio Gonzaga (Penha), que destinará alimentos não-perecíveis a creches vizinhas; a Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, na Vila Guilherme, que recolherá alimentos e roupas, e a Etec de Campo Limpo Paulista, na região de Campinas, que doará materiais de higiene pessoal para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Centro Paula Souza