Tropa de elite contra dengue começa a trabalhar hoje

Sessenta agentes com treinamento especial invadirão cidades com maior risco de contaminação

seg, 16/04/2007 - 11h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta segunda-feira, 16l, uma pesada ofensiva contra dengue nas 645 cidades paulistas. A partir das 13h30 o Esquadrão Antidengue, em parceria com Polícia Militar, entra em ação. São 60 pessoas treinadas especialmente e devidamente uniformizadas para combater o mosquito Aedes Aegypti em cidades com pior quadro da doença no Estado.

O trabalho do Esquadrão começará na cidade de Sumaré, com saída de subprefeitura do bairro Matão, que registra 900 casos neste ano até o momento. Munidos de desinsetizadores, os 60 membros do grupo ficarão por cinco dias na cidade, a partir de segunda-feira, especialmente no bairro Matão.

Assim será com outras cidades. Os profissionais foram treinados por duas semanas pela Sucen. Estão preparados para atacar rapidamente e, junto com profissionais municipais, tentar frear a dengue. Em cada visita o Esquadrão pulverizará imóveis, por meio de uma máquina de nebulização, para controlar mosquitos adultos (que picam). Os profissionais também irão vistoriar criadouros e orientar a população.

“É de extrema importância a agilidade no combate a dengue, pois o ciclo de reprodução do mosquito é muito rápido. Temos que agir de uma maneira integrada”, afirma Affonso Viviani Júnior, coordenador da Sucen e do Comitê de Combate à Dengue.

Contratação

A Sucen irá contratar mais 120 pessoas para auxílio às prefeituras contra a dengue. Elas vão combater a dengue durante todo o ano e trabalharão em várias regiões do Estado. O edital do concurso será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado e será para 90 desinsetizadores, 20 motoristas, nove oficiais administrativos e um engenheiro. Os salários variam de R$ 864,95 a R$ 2.804,05.

O Estado de São Paulo registrou queda de 25,5% no número de casos de dengue até o dia 13 de abril, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 20.341 casos confirmados de dengue em 2007. No mesmo período de 2006 foram registrados 27.966 casos.

Da Secretaria da Saúde