“Tropa de elite” contra dengue chega a Aparecida

Sessenta agentes com treinamento especial vão "invadir" cidades com maior risco de contaminação

dom, 29/04/2007 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança na próxima semana uma pesada ofensiva contra dengue no município de Aparecida. Entre 2 e 4 de maio o Esquadrão Antidengue, em parceria com Polícia Militar, entra em ação. São 60 pessoas treinadas especialmente e devidamente uniformizadas para combater o mosquito Aedes Aegypti em cidades com pior quadro da doença no Estado.

O trabalho do Esquadrão começou na cidade de Sumaré, na região de Campinas, no dia 16 de abril. Munidos de desinsetizadores, os 60 membros do grupo ficaram por cinco dias na cidade. A segunda cidade a receber a ajuda foi Hortolândia.

Assim será com outras cidades. Os profissionais foram treinados por duas semanas pela Sucen. Estão preparados para atacar rapidamente e, junto com profissionais municipais, tentar frear a dengue. Em cada visita o Esquadrão pulverizará imóveis, por meio de uma máquina de nebulização, para controlar mosquitos adultos (que picam). Os profissionais também irão vistoriar criadouros e orientar a população.

“É de extrema importância a agilidade no combate a dengue, pois o ciclo de reprodução do mosquito é muito rápido. Temos que agir de uma maneira integrada”, afirma Affonso Viviani Júnior, coordenador da Sucen e do Comitê de Combate à Dengue.

Da Secretaria de Estado da Saúde