Troféu Raça Negra homenageia personalidades de destaque

Cerimônia na Sala São Paulo prestigiou nomes como a ministra Cármen Lúcia, a cantora Elza Soares e o ex-senador dos EUA Jesse Jackson

ter, 22/11/2016 - 10h20 | Do Portal do Governo

Na noite da última segunda-feira (21) aconteceu a entrega do troféu Raça Negra 2016, para personalidades de destaque na comunidade negra nacional e internacional. A cerimônia aconteceu na Sala São Paulo, zona central da capital paulista, e contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e do ministro da Educação Mendonça Fiho.

Em iniciativa da organização não governamental Afrobras e da Universidade Zumbi dos Palmares, foram agraciados com o prêmio personalidades como a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, a cantora Elza Soares e o reverendo e ex-senador Jesse Jackson, duas vezes pré-candidato à eleição presidencial dos Estados Unidos e personalidade de destaque na luta pelos direitos civis.

Alckmin agradeceu José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, pelo convite e disse que o trófeu Raça Negra “é uma homenagem a negros e não-negros que lutam pela inclusão, empoderamento e inserção social e econômica de afrodescendentes”.

O governador também destacou a participação da Afrobrás e da Universidade Zumbi dos Palmares, “que leva educação superior e inserção no mercado de trabalho” para a população negra.

O trófeu Raça Negra foi instituído no ano 2000 durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Em 2004, a entrega do troféu passou a ser anual. O Raça Negra é considerado o “Oscar” da comunidade negra.

Entre os que já foram homenageados pelo prêmio, estão personalidades como o compositor Martinho da Vila, o cantor Milton Nascimento, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o líder pelos direitos civis Martin Luther King (post mortem), entre outros.

Do Portal do Governo do Estado