Troca de hidrômetros é essencial para combater as perdas

Na Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp troca cerca de dois mil hidrômetros por dia

qui, 15/07/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) esclarece que a troca de hidrômetro é uma ação rotineira e contínua da empresa e faz parte do esforço da companhia para combater perdas de água. Todos os hidrômetros possuem o controle de qualidade verificado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que é o órgão responsável pela metrologia legal.

Na Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp troca cerca de dois mil hidrômetros por dia, dentro de um universo de 3,9 milhões de ligações de água. São trocados de 700 mil a um milhão de hidrômetros por ano.

A troca é necessária porque o hidrômetro é um aparelho instalado para registrar o consumo de água do imóvel e, dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, ele se desgasta, havendo a necessidade de substituição por um novo equipamento. Ou seja, a troca é necessária para garantir a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida.

A troca de hidrômetro pode se dar pela periodicidade de manutenção, limite do volume registrado, ou defeito/falha no equipamento, detectados pelo técnico que realiza a leitura do hidrômetro quando faz a apuração mensal do consumo no imóvel do consumidor. Também pode ser realizada a troca quando o cliente faz o pedido pelo telefone 195.

Em geral, um hidrômetro antigo pode gerar uma submedição do consumo em até 30%. Com a troca por outro aparelho mais preciso, é possível detectar este consumo que, antes, não era medido (embora fosse consumido). A idade média do parque de hidrômetros da Sabesp está em torno de 4,3 anos.

Se depois da troca do aparelho o consumidor verificar uma variação do valor da conta acima de 20% a 30% – tendo o cliente mantido o mesmo padrão de consumo -, este pode ser um sinal de provável vazamento de água nas instalações internas do imóvel.

Veja este exemplo: o consumo médio de uma residência com quatro moradores, deve ficar entre 12 a 15 metros cúbicos/mês. Se o seu consumo é muito superior a este volume, a Sabesp recomenda executar os testes de vazamento interno para detectar pontos de vazamento e verificar se todos na residência têm hábitos saudáveis de redução de consumo.

Em caso de dúvida ou novos esclarecimentos, o cliente deve entrar em contato com a Sabesp pela Central de Relacionamento pelo telefone 195 ou nas agências comerciais. O endereço das agências estão descritos nas contas de água.

Da Sabesp