Três livros da IMPRENSA OFICIAL ganham” PRÊMIO JABUTI”.

.   “Resmungos”, de Ferreira Gullar, arrebatou primeiro lugar na categoria.contos e crônicas.Já os livros “Bilac, o Jornalista” e “Passagens” conquistaram a segundaposição nas categorias melhor teoria/crítica literária e melhor […]

sáb, 27/10/2007 - 12h29 | Do Portal do Governo

.

 

“Resmungos”, de Ferreira Gullar, arrebatou primeiro lugar na categoria.contos e crônicas.Já os livros “Bilac, o Jornalista” e “Passagens” conquistaram a segundaposição nas categorias melhor teoria/crítica literária e melhor tradução, respectivamente. Com essas conquistas, a Imprensa Oficial contabiliza 35 Jabuti ganhos ao longo de sua história, dos quais 14 só nos últimos quatro anos.Na noite desta quarta-feira (31), a Câmara Brasileira do Livro concederá o Prêmio Jabuti a três livros da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em cerimônia a ser realizada às 19h30 na Sala São Paulo. “Resmungos”, de Ferreira Gullar, amealhou o primeiro lugar na categoria contos e crônicas.

As demais obras conquistaram a segunda posição em duas outras categorias:“Bilac, o Jornalista” (melhor teoria/crítica literária) e “Passagens” (melhor tradução). Esta é a 49a edição do Prêmio Jabuti.Com ilustrações do artista plástico Antônio Henrique Amaral e crônicas do poeta maranhense publicadas em 2005 na Folha de S.Paulo, “Resmungos” concorre ainda ao prêmio de Livro do Ano no gênero Ficção. Composto por três volumes, dois com crônicas de Olavo Bilac, e um com ensaios do coordenador da coletânea, professor Antonio Dimas, a obra “Bilac, o Jornalista” disputa o prêmio de Livro do Ano no gênero Não-Ficção.Willi Bolle e Olgária Matos organizaram a primeira tradução integral para a língua portuguesa de “Passagens”, escrito pelo filósofo alemão Walter Benjamin entre 1927-1940 em alemão e francês. Até agora, apenas trechos do livro haviam sido publicados em português. Co-editada pela Editora UFMG, a obra foi traduzida por Irene Aron (alemão) e por Cleonice Paes Barreto Mourão (francês).

Imprensa Oficial

FSS