Três caminhões-tanque são autuados na Marginal do Tietê

Meta foi verificar as condições de segurança dos veículos que por ali trafegam

qua, 30/04/2008 - 21h37 | Do Portal do Governo

O  Instituto  de  Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado  à  Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou na terça-feira,   29  de  abril,  fiscalização  de  transporte  de  produtos perigosos  na  Marginal  do  Tietê,  uma das principais vias de acesso da capital.  A meta foi verificar as condições de segurança dos veículos que por ali trafegam.

A  ação que ocorreu em conjunto com a recém-criada Subcomissão de Estudos e  Prevenção  de  Acidentes no Transporte de Produtos Perigosos da Região Metropolitana  de  São  Paulo,  na  qual  o  Ipem-SP faz parte e envolveu equipes da Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Irregularidades

Na  operação  que  aconteceu  entre  8h30  às 12h, foram verificados nove veículos,  três  deles  autuados  por  irregularidades, como problemas na suspensão, mola desalinhada, região inferior e lateral do tanque trincado e tanque com corrosão.

O  caso  mais  grave  foi  de  um  caminhão  que apresentava tubulação de interligação  entre  os  compartimentos do tanque com uma descarga única, tratava-se  de  um  dispositivo  fraudulento,  pois, o descarregamento do produto poderia ser feito de maneira parcial e não independente.

Dois  dos  nove  veículos  verificados, tiveram o certificado de inspeção para  o  transporte  de produtos perigosos (CIPP) apreendidos e um também perdeu  o  certificado  de  verificação volumétrica. Sem esses documentos fica  inviabilizada  a atividade de transporte até que as irregularidades sejam  corrigidas e os veículos passem por uma nova inspeção do organismo metrológico.

Segundo  o coordenador da Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte de Produtos Perigosos da Região Metropolitana de São Paulo, Fuad Gattaz Filho, “a meta é que ocorra com mais freqüência fiscalizações desse  tipo,  ou  seja,  ações integradas com os órgãos que participam da subcomissão.   Essas   atividades  são  fundamentais  para  prevenção  de acidentes e melhoria da segurança viária”.

Fiscalizações anteriores

As  equipes  dos  postos  de  Verificação e Inspeção de Veículo-Tanque do Ipem-SP  (localizados  em  Bauru,  Guarulhos,  Campinas e São José do Rio Preto)  fiscalizaram,  em  2007,  nas  rodovias  paulistas 3.433 veículos transportadores de produtos perigosos a granel (não embalados). Aplicaram 1.116  autos de infração em 146 operações. Até março de 2008 o Ipem-SP já realizou  38  operações,  fiscalizou  881 veículos e aplicou 328 autos de

infração.Os  dados  atualizados  de todas as fiscalizações feitas pelo Ipem-SP nas rodovias,  no  exercício atual e anterior, estão disponibilizados no site do Ipem-SP, no seguinte endereço:  ttp://www.ipem.sp.gov.br/7srv/descon.asp?vpro=5

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.brNo  site  www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica   e   da   qualidade   vigentes   no  País,  estatísticas  de fiscalização,  orientações  ao  cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

C.M.