Três alunos da rede estão na seletiva nacional para parlamento juvenil do Mercosul

Um aluno da capital e dois do interior participarão da seletiva nacional

seg, 13/09/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Três alunos da rede estadual de São Paulo, sendo um da capital e dois do interior, estão na seletiva nacional que definirá a delegação brasileira para o Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontecerá em outubro, no Uruguai. Os representantes paulistas são: Jhonatan de Oliveira Ferreira (Escola Estadual Ruth Cabral Troncarelli, de Itaquera, na capital); Bruno Henrique Fiorentino (Escola Estadual Victor Maida, do município de Ibitinga); e Michael Peres de Nóbrega (Escola Estadual Irmã Maria de São Luiz, do município de Várzea Paulista).

A seletiva será realizada em Brasília, nesta segunda-feira, 13, e contará com a participação de 81 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, com idade entre 14 e 17 anos. Para compor a delegação, serão escolhidos 27, que representarão os 26 estados e o Distrito Federal.

Na primeira etapa da seleção, cada jovem apresentou uma dissertação baseada no tema ‘O Ensino Médio que Queremos’. Foram avaliados critérios como apresentação oral do tema, levando em conta desenvoltura, clareza, objetividade, vocabulário e coerência; análise do texto produzido, considerando coerência do texto com o discurso, coesão, objetividade e proposta apresentada, além da análise do histórico escolar e do perfil político do aluno.

Cada estado indicou um professor representante para acompanhar os alunos na etapa nacional. Os quesitos avaliados foram o currículo, habilitação em língua espanhola e dissertação com base no mesmo tema recebido pelos alunos. Dentre eles, nove serão selecionados para compor a delegação brasileira no Uruguai.

Além dos brasileiros, participam da Parlamento Juvenil Mercosul estudantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela. O objetivo do evento é discutir os rumos da educação.

Sobre o Parlamento

O Parlamento Juvenil do Mercosul será realizado pela primeira vez em outubro, no Uruguai, com o objetivo de dar voz aos alunos. Convidados a trocar ideias e discutir temas relativos às expectativas sobre a educação, eles devem ajudar a definir diretrizes que levem a uma reformulação do Ensino Médio nas escolas públicas, num futuro próximo. Os jovens do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela estarão reunidos no evento para analisar e propor a escola de Ensino Médio que desejam, considerando questões importantes como a inclusão educativa, direitos humanos, participação cidadã e os jovens e o trabalho.

Da Secretaria da Educação