Trens da CPTM são protegidos com tinta antipichação

Dispositivo consiste na aplicação de uma tinta de fundo, sobreposto por um verniz especial, que permite a fácil remoção do local pichado com um simple

qua, 23/05/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

A CPTM vem utilizando um tratamento antipichação na pintura dos trens que passam por reforma e modernização. O dispositivo consiste na aplicação de uma tinta de fundo, sobreposto por um verniz especial, que permite a fácil remoção do local pichado com um simples solvente mineral.

Essas tintas estão presentes nos trens do Expresso Leste, das linhas D e C, além das unidades que vem sendo recuperadas, permitindo, atualmente, que nenhuma composição circule com pichações na sua superfície. Se algum ato de vandalismo do gênero é detectado, a composição segue para os abrigos e oficinas, para que a tinta seja removida.

Prevenção

Além da pintura antipichação e os investimentos em segurança, a CPTM atua em outras frentes para combater este tipo de vandalismo. Entre as principais, destacam-se os programas voltados a crianças, jovens e comunidades lindeiras: “Projeto Grafite” e “Usuário do Amanhã”. Os esforços vêm dando resultados positivos. A média mensal de ocorrências de pichações nos trens caiu de 13 em 2003 para apenas cinco neste ano. Em 2006, essa média ficou em seis casos mensais.

Projeto Grafite

Trocar a pichação de trens, estações e muros pela arte do grafite é uma das proposta da CPTM para os jovens da Região Metropolitana abandonarem o vandalismo. O Projeto Grafite já mudou o visual de vários quilômetros de muros dos municípios atendidos pela empresa. Diversas estações e trens vêm se transformando em grandes galerias de arte contemporânea e popular. A iniciativa é possível graças a parcerias com grafiteiros locais e apoios de prefeituras, universidades, empresas e ONG’s.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)