Trens da CPTM e Metrô circulam com intervalos reduzidos

Iniciativa atende ao aumento da demanda nesse período de compras de Natal

seg, 14/12/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Em dezembro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo operam com intervalos reduzidos entre os trens nos horários de menor movimento (fora do pico), nos dias úteis e finais de semana. A iniciativa visa atender ao tradicional aumento da demanda nesse período de compras de Natal.

No caso da CPTM, a medida representa um aumento de até 33% da oferta de lugares nos dias úteis e de até 50% nos finais de semana. Já o Metrô implantará a chamada “Oferta de Natal”, que prevê um maior número de trens nas linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás.

Atualmente, Metrô e CPTM transportam, juntas, mais de 5,5 milhões de usuários por dia. Grande parte dessa demanda se concentrae nos horários de pico da manhã (sentido centro/capital) e no pico da tarde (sentido bairro/interior0. Nesses horários, o sistema metro-ferroviário já opera com a sua capacidade máxima.

O aumento da oferta de lugares nos horário de pico virá com os investimentos do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP), que engloba a aquisição de novos trens e reforma dos existentes, a modernização das instalações e dos equipamentos em operação e a expansão da rede. A partir desses investimentos será possível reduzir os intervalos médios entre trens e assim aumentar a capacidade do transporte nos trechos de maior carregamento.

Da CPTM e do Metrô