Trens da CPTM e do Metrô já permitem transporte de bicicletas nos finais de semana e feriados

Ciclistas podem entrar nas estações aos sábados, das 15 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7 às 20 horas

dom, 25/02/2007 - 11h01 | Do Portal do Governo

Desde ontem, os ciclistas podem utilizar os trens da CPTM e do Metrô para chegar, com suas bicicletas, aos parques e ciclovias próximos das estações. Os ciclistas poderão entrar nas estações aos sábados, das 15 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7 às 20 horas.  A bicicleta deverá ser transportada ao lado do corpo, não sendo permitido montá-la durante a permanência nas dependências das estações, incluindo passarelas e rampas de acesso.

Os embarques e desembarques com bicicletas só poderão acontecer no último carro dos trens, na região da porta em que o piso da plataforma da estação contenha comunicação visual de identificação do embarque. A prioridade do embarque deve ser sempre dos demais usuários sem bicicletas.

A campanha “Ciclista Cidadão”, promovida pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, proporcionará uma nova alternativa para os deslocamentos urbanos voltados ao lazer, ao esporte e à vida social, além de gerar benefícios ao meio ambiente, já que o transporte sobre trilhos e as bicicletas não são poluentes.

Para entrar na estação da CPTM, o ciclista deve sempre procurar um funcionário. Depois de validar o bilhete no bloqueio eletrônico, após o giro do tripé, ele terá sua passagem liberada. Na saída, o procedimento é semelhante, ou seja, o funcionário também deve ser informado.

A entrada de bicicletas é permitida em outros metrôs do mundo, como o de Nova York, Berlim, Madri e Barcelona, entre outros.

Das Assessorias de Imprensa do Metrô e da CPTM

C.M.