Trens da CPTM e do Metrô circularão na madrugada do Ano Novo

Operação visa atender a população que irá comemorar o Réveillon na avenida Paulista

sex, 28/12/2007 - 12h38 | Do Portal do Governo

A CPTM e o Metrô prepararam um esquema especial de operação para atender a população que irá comemorar o Réveillon na avenida Paulista. São esperadas mais de 2,2 milhões de pessoas no evento.

Metrô

Os trens do Metrô circularão ininterruptamente nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

A exceção ficará por conta da estação Trianon-Masp, que por estar mais próxima do local das comemorações será fechada às 19 horas do dia 31 (segunda-feira) e reaberta às 4h40 do dia 1° de janeiro de 2008. A linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) vai operar em seu horário normal, ou seja, das 4h40 até a meia-noite.

As outras estações do Metrô ficarão abertas para embarque e desembarque de passageiros até às duas horas da manhã da terça-feira, 1º de janeiro de 2008.

Após este horário, para atender o público que estiver deixando a festa, somente as estações Paraíso, Brigadeiro e Clínicas continuarão com seus bloqueios abertos para embarque dos usuários. As demais estações permanecerão abertas somente para o desembarque dos passageiros.

O palco para as comemorações do Réveillon na avenida Paulista está sendo montado entre a rua Padre João Manoel e alameda Ministro Rocha Azevedo.

Para garantir a segurança da população, a Polícia Militar fará bloqueios na região e não será permitida a entrada de pessoas com objetos pontiagudos, cortantes ou que possam ser arremessados.

No Metrô, a atenção com os usuários será redobrada. Além do reforço de trens em circulação, também haverá aumento do contingente de funcionários da segurança e das estações. Para garantir a tranqüilidade nos acessos das estações Paraíso, Brigadeiro e Clínicas, haverá policiamento ostensivo da Polícia Militar. Durante toda a madrugada, os usuários serão orientados por meio de mensagens sonoras e cartazes nas estações.

Na quarta-feira, dia 2 de janeiro, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha começam a funcionar mais cedo, a partir das 4 horas da manhã. Na Linha 2-Verde, a operação comercial terá início às 4h30. A Linha 5-Lilás entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

CPTM

Das 0h às 2h do dia 1º de janeiro, as composições irão operar com intervalos de 20 minutos, em todas as linhas. O esquema vale para os dois sentidos (capital-interior / interior-capital) e todas as estações estarão abertas. Também haverá reforço do contingente de segurança em todo o sistema.

A partir das 2h, os trens circularão com o mesmo intervalo, somente no sentido capital-interior, apenas para o desembarque de passageiros. A Linha C – Esmeralda (Osasco – Autódromo) terá trens de prontidão na estação Osasco e as estações de integração gratuita com o Metrô (Brás, Luz e Barra Funda) continuarão a fazer as transferências.

Nos trechos da Linha A (Fco.Morato – Jundiaí); Linha B (Itapevi – Amador Bueno); Linha E (Guainazes – Estudantes) e Linha C-Esmeralda (Jurubatuba – Autódromo) haverá trens de prontidão após as 2h. Os CCO’s (Centros de Controle Operacionais) ficarão atentos à demanda de passageiros e colocarão trens para circular conforme a necessidade. Havendo usuários, as partidas deverão ser combinadas entre as estações Guaianazes, Itapevi, Francisco Morato e Jurubatuba e os CCO’s.

Da CPTM e do Metrô

(L.F.)