Trem musical torna-se palco de samba na CPTM

A atração foi uma homenagem da companhia ao Dia Nacional do Samba

ter, 02/12/2008 - 14h06 | Do Portal do Governo

Quatro vagões de um trem da Linha 9-Esmeralda, da Companhia de Trens Metropolitanos, foram palco de show de samba ao vivo. Os músicos tocaram cavaquinho, cuíca e pandeiro da Estação Grajaú até Osasco, no domingo, dia 30. Aatração foi uma homenagem da companhia ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro.

O projeto Samba no Trem existe desde o ano passado. Nesta edição, a CPTM e o Projeto Samba de Todos os Tempos, parceiro do evento, definiram a trajetória dos artistas. Eles tocaram e cantaram desde a Estação Grajaú até Osasco. Na volta, o grupo desceu na Estação Socorro e de lá partiu para a Praça do Samba, em Campo Limpo, onde encerrou a atração.

O show reuniu músicos, compositores e cantores da região metropolitana de São Paulo. O objetivo é difundir o samba, que eles consideram a mais autêntica expressão da música popular brasileira.

O sambista Marquinho Dikuã idealizou o projeto a partir de experiência semelhante no Rio de Janeiro. Lá, cinco trens partem da estação Central do Brasil com músicos em direção ao bairro Oswaldo Cruz. Segundo Dikuã, para os cariocas, depois do carnaval, a atividade no trem é o maior evento de samba do ano.

Samba de Todos os Tempos