Trem Intercidades que ligará capital a Campinas atrai interesse de empresas espanholas

Linha férrea está entre os empreendimentos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)

qua, 29/03/2023 - 20h58 | Do Portal do Governo

Comitiva do Governo do Estado de São Paulo, apresenta portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), na Casa de América, em Madri (ESP)

Um dos principais projetos de mobilidade do Estado, a linha férrea que prevê a ligação da capital paulista a Campinas foi apresentada pelo secretário Lucas Ferraz (Negócios Internacionais) nesta quarta-feira (29)  a um grupo de investidores numa reunião em Madri, na Espanha.

A primeira reunião sobre o trem Intercidades foi com a diretoria da OHLA, cuja empresa voltou recentemente ao Brasil, com escritório aberto em São Paulo. O secretário representou o governador Tarcísio de Freitas, que se recuperava de procedimento de retirada de um cálculo renal na terça-feira em Londres. Tarcísio foi liberado pelos médicos e se juntará à equipe em Paris, onde comandará as reuniões com empresas locais.

Ferraz apresentou mais informações sobre o projeto e em breve seguirá conversando em São Paulo com a empresa, cujos representantes também estão de olho em projetos de infraestrutura, entre outras oportunidades.

Com investimento previsto de R$ 12,7 bilhões, o Trem Intercidades Eixo Norte faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP). A obra do trem contempla a construção de linhas de trens que vão ligar São Paulo, Jundiaí e Campinas, além de Francisco Morato. Parte do projeto integrará a Linha 7-Rubi da CPTM, até Francisco Morato.

“A modelagem dos projetos das PPPs chamou muita atenção por conta da mitigação de riscos, especialmente risco de demanda e risco cambial. São aspectos novos e que estão sendo valorizados por investidores e operadores das PPPs”, afirmou Ferraz.

O encontro com representantes da Aena foi o segundo compromisso de hoje para a comitiva do Governo de SP na missão em Madri. Na reunião, o secretário apresentou o portfólio de projetos do estado de São Paulo.

A Aena é uma operadora espanhola que já arrematou a concessão de 11 aeroportos brasileiros, inclusive o de Congonhas, em São Paulo, estado no qual a empresa mais vai investir. A concessão desses aeroportos foi estruturada por Tarcísio de Freitas, quando Ministro da Infraestrutura do Governo Federal.

A comitiva do Governo de São Paulo ainda apresentou portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) em almoço na Casa de América, em Madri. Lá, o secretário Lucas Ferraz falou sobre as prioridades da gestão, as oportunidades de investimento e respondeu perguntas dos participantes sobre o cenário em São Paulo.

Representantes do governo ainda se reuniram com Manuel Manrique Cecília, CEO da Sacyr (grupo espanhol que atua no setor de construção).

A empresa se mostrou bastante interessada nos projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), especialmente os de infraestrutura e de saneamento, com destaque para o Trem Intercidades e a Sabesp.

A última agenda foi com o Grupo ACS. Entre as maiores construtoras do mundo, a ACS não participava deste setor no Brasil. Com a apresentação do portfolio se mostraram bastante interessados.