“Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto”: últimos dias para a entrega de propostas

Várias empresas têm interesse em desenvolver estudos modelagem de uma PPP

qua, 11/04/2007 - 10h35 | Do Portal do Governo

Termina no dia 27 de abril, o prazo para as empresas interessadas nos projetos “Trem de Guarulhos” e “Expresso Aeroporto” encaminharem suas propostas. A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), juntamente com CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) farão a análise.

Várias empresas do Brasil e exterior já manifestaram interesse em desenvolver estudos técnicos, econômicos e financeiros para modelagem de uma parceria público-privada (PPP), visando à implantação dos dois projetos. Além disso, mais de 130 solicitações de esclarecimentos foram respondidas pela Comissão de Recebimento e Avaliação dos Estudos e estão disponíveis no site www.stm.sp.gov.br.

Após a análise dos estudos e a definição das regras dessa PPP, a CPTM preparará o edital de concorrência pública e terão início as Audiências Públicas, com previsão de publicação neste ano. A assinatura do contrato está prevista para acontecer entre o fim de 2007 e início de 2008 e a conclusão das obras até 2010.

Ligação rápida

O projeto “Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto” interligará as duas maiores cidades do Estado, São Paulo e Guarulhos, aproveitando parte da faixa ferroviária da CPTM, com serviços diferenciados. No primeiro caso, será criado um sistema de alta capacidade que se integrará com a rede metroferroviária atual e atenderá uma demanda diária inicial de 106 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações previstas.

Uma delas será construída próxima ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães – CECAP, em Guarulhos. A segunda, intermediária, é a Estação Engenheiro Goulart, já em operação na Linha F (Brás – Calmon Viana). A Estação Brás funcionará como terminal, onde serão construídas plataformas para receber os futuros passageiros e permitir o acesso gratuito ao Metrô.

Já o “Expresso Aeroporto” está associado à ligação do Aeroporto Internacional de São Paulo – Governador André Franco Montoro, localizado no bairro de Cumbica em Guarulhos, ao centro de São Paulo. O serviço será implementado em novas vias, com tempo de viagem estimado em 20 minutos em 31 km de extensão. A velocidade comercial poderá superar os 100 km/h, muito competitiva se comparada a de outros meios de transporte.

Duas estações terminais (uma localizada entre Barra Funda ou Júlio Prestes e outra no aeroporto) serão construídas especificamente para o serviço (non stop). Estima-se para o início da operação, o número médio de 20 mil usuários/dia, entre viajantes, acompanhantes e funcionários. A previsão de intervalos entre os trens é de 12 minutos, com redução para 6 minutos ao longo do período de concessão do projeto.

Essas estações deverão funcionar como terminais aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, podendo ser realizados “check-in” de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. Equipamentos como os existentes nos mais modernos aeroportos do mundo: escadas e esteiras rolantes, amplos estacionamentos, “shopping” e remessa de encomendas, poderão ser considerados no projeto.

Da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos