Treinamento online capacita médicos veterinários de São Paulo como auditores

Auditorias são realizadas em propriedades que tenham interesse em exportar a carne dos bovídeos, principalmente à União Europeia

qui, 22/10/2020 - 11h23 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Atividades do treinamento para capacitação de médicos veterinários como auditores do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov) serão realizadas até esta quinta-feira (22). Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado passarão por habilitação 24 profissionais vinculados à Coordenadoria de Defesa Agropecuária e 13 auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Diferentemente dos treinamentos anteriores e em função da pandemia de COVID-19, as atividades acontecem de modo totalmente online. “O objetivo é capacitar médicos veterinários do órgão estadual de Defesa Agropecuária para realizarem, em conjunto com os auditores federais, as auditorias em propriedades rurais que tenham interesse em exportar a carne dos bovídeos para mercados que exigem rastreabilidade, com foco principal para a União Europeia”, disse Hugo Leonardo Riani Costa, médico veterinário da Coordenadoria e um dos organizadores do treinamento, organizado em conjunto com a Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA/Mapa).

Na Defesa Agropecuária, o foco da capacitação são principalmente os médicos veterinários ingressos do último concurso público e os que foram somados à equipe técnica, transferidos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ambas da Pasta, além de dois outros que não haviam sido treinados.

Legislação

O histórico e a legislação sobre o Sisbov, um panorama sobre a situação do estado de São Paulo no Sistema, as exigências da União Europeia, assim como o perfil do auditor e os procedimentos do pós-auditoria são temas das apresentações da parte teórica a ser ministrada pelos médicos veterinários Graciana Corrêa Romitto – SFA/SP, Gabriel Adrian Sanchez Torres – UTRA/Campinas e o engenheiro agrônomo Marcelo Augusto Barbosa Figueiredo Alves – UTRA/Guaratinguetá, ligados ao Mapa.

As orientações de pré-auditoria e o acesso à base nacional de dados, assim como a checagem dos animais no curral e toda a documentação a ser preenchida para o relatório da auditoria, serão ministradas pelos médicos veterinários da Defesa Agropecuária Hugo Leonardo Riani Costa e Matheus Braga.

O estado de São Paulo possui 139 propriedades na lista de aprovadas para a União Europeia e outras oito em andamento. Estão habilitados para realizar as auditorias 78 médicos veterinários da Defesa Agropecuária.

Em 2019, foram realizadas 66 auditorias em propriedades rurais. Até a primeira quinzena de outubro de 2020, foram realizadas 45 auditorias, sendo 19 exclusivamente pela equipe da Defesa e outras 13 em conjunto com o Mapa.

Para ingressar na lista de aprovadas pela União Europeia, a propriedade precisa ser auditada pelo serviço veterinário oficial e ser aprovada. Essas propriedades são reauditadas periodicamente para comprovação da aptidão.