Trechos da entrevista do governador Mário Covas após inauguração da fábrica da Delphi em Jaguariúna

Parte II

ter, 22/08/2000 - 15h16 | Do Portal do Governo

Parte II

Violência

Pergunta – O senhor já sentiu algum resultado do pacote contra a violência?

Covas – Em São Paulo, o pacote contra a violência, em termos de dinheiro, não produziu efeito nenhum, não veio nenhum dinheiro, mas nossos investimentos continuarão mesmo sem esse dinheiro. Nós, esse ano, investimos na área de Administração Penitenciária R$ 100 milhões em obras. Investimos na área da Febem R$ 83 milhões e vamos investir vindo ou não o dinheiro. São investimentos que o Governo do Estado fará independente de qualquer coisa. Se puder vir dinheiro melhor.

Pergunta – Até agora não chegou nada?

Covas – Não. As três Secretarias envolvidas apresentaram seus projetos. Se o Governo Federal entrar com o dinheiro para favorecer isso nós podemos fazer mais ou podemos deslocar dinheiro para outra área. Se não entrar, vai ser feito do mesmo jeito.

Pergunta – O senhor vai cobrar?

Covas – Do Governo Federal? Bom, os três secretários já estiveram lá e entregaram as suas solicitações que, mais do que solicitações, são a reprodução daquilo que estava programado para fazer aqui. O problema é saber se a gente conta com uma parte de lá ou não.

Pergunta – Alguns soldados da Polícia Militar de Campinas afirmam que essas novas viaturas que chegaram só podem ser dirigidas por alguns oficiais. Existe alguma determinação do Governo nesse sentido? Eles afirmam que isso prejudica o patrulhamento mais ostensivo na cidade. Por exemplo, ontem naquele homicídio que teve no Campo Belo, eles disseram que não puderam ir até lá…

Covas – Quem disse?

Pergunta – Soldados da Polícia Militar.

Covas – Fala quem disse.

Pergunta – Eu não posso falar.

Covas – Ah bom, filho, então eu não posso acreditar.

Pergunta – Então não existe uma determinação por parte do Governo de que soldados não possam dirigir as viaturas?

Covas – Vocês falam numa coisa e não me dizem quem é, porque se isso for verdade…

Pergunta – Os soldados tem medo de uma represália.

Covas – Não, se ele tiver razão não precisa ter medo de represália.

Pergunta – Então não existe determinação de que o soldado não pode…

Covas – Eu não me meto nessa história. Quem trata disso é o comandante da Polícia Militar. Agora, duvido que ele tenha dado uma ordem desse tipo. Se deu, eu vou chamar atenção, mas não acredito que ele tenha dado ordem que os carros só podem ser usados por oficiais. Essa história está mal contada.