Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, dia 2

Parte II - Entrevista concedida após assinatura de projeto de lei que institui a classe de agentes de escolta e vigilância penitenciária

qua, 02/05/2001 - 16h37 | Do Portal do Governo

Parte II

Pergunta – Ainda sobre a Polícia Civil o senhor disse que além do problema de desvio de função, há o problema de falta de pessoal, falta de delegados. Em duas delegacias da Zona Leste, Guaianases e Cidade Tiradentes, os delegados plantonistas são obrigados a atender aos plantões de dois distritos, devido à falta de delegados. Como resolver esse problema?

Alckmin – Aumentar o efetivo. Nós acabamos de nomear, no mês passado, 198 delegados de polícia e 800 investigadores, eles estão terminando o curso, portanto, dentro de mais 60 dias devem estar trabalhando. Aí você preenche esses locais onde está faltando policiais e principalmente as regiões de maior índice de criminalidade.

Pergunta – A respeito de uma questão que aconteceu hoje no metrô, que a rádio inclusive noticiou, sobre um tiroteio, ou melhor, uma pessoa armada em uma discussão que houve e, há 20 dias, também tivemos um problema parecido e uma pessoa acabou morrendo no metrô. Como é que vai ser feita a segurança no metrô e como a população pode usar o metrô e se sentir segura novamente?

Alckmin – Eu vou verificar com o presidente do metrô, mas uma grande despesa hoje no metrô é a vigilância. Uma despesa que não é pequena é a segurança, não é feita por segurança da Polícia Militar, mas é feita por segurança contratada pela própria companhia do metrô. Vou verificar o que mais se pode fazer no sentido de melhorar esse policiamento.

Pergunta – Essa despesa não estaria sendo mal aplicada, governador?

Alckmin – Não, ela é bem aplicada, talvez ela seja insuficiente. Esse problema da violência é um desafio enorme, quer dizer, de repente uma pessoa discute dentro de um ônibus, uma pessoa levanta num ônibus para fazer uma pregação religiosa, alguém se sente incomodado, dá um tiro e mata a pessoa. Nós vivemos um problema de violência, que não é só nosso, é geral, muito grave e precisamos agir nas causas da violência, essa é uma tarefa conjunta do governo, de todos os níveis de governo, da sociedade, dos meios de comunicação, das igrejas, das famílias e, ao mesmo tempo, polícia na rua. São as medidas que estão sendo tomadas no sentido de melhorar a segurança pública.

Pergunta – Isso é uma promessa de que vai melhorar a segurança no metrô, é isso?

Alckmin – Não estou fazendo promessa, estou dizendo que essa é uma obrigação do governo na questão da segurança pública e que você melhora com medidas estruturais, e cada dia você toma uma, estamos há semanas, toda semana com uma medida nova no sentido de melhorar a segurança pública. Hoje, é uma medida histórica. Você poder colocar mais quatro mil PMs para tomar uma medida histórica que é a mudança das guardas de muralha de PM para a Administração Penitenciária.

Pergunta – Com a entrada desses quatro mil homens, policiais que atualmente fazem a guarda vão para as ruas, a violência vai diminuir? Eles vão poder trabalhar ostensivamente na segurança como hoje por exemplo aconteceu um problema de violência no metrô Barra Funda?

Alckmin – Esse é um princípio da administração pública, cada coisa no seu lugar.

Parte I

Última Parte