Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin concedida nesta quinta-feira, dia 12, a

Parte 1

qui, 12/07/2001 - 18h20 | Do Portal do Governo

Parte 1

Linha 5 do Metrô

Pergunta: Governador quando essas obras vão estar concluídas?

Alckmin: Essas obras estão rigorosamente dentro do cronograma. Hoje praticamente se conclui a parte física, tanto é que pode ser feito todo o trecho de 9,4 quilômetros de automóvel. A partir da semana que vem já se começa a colocar o equipamento para os trilhos. As viagens de visita operacionais- no meio do ano que vem, em junho, julho -, e comercialmente a previsão é setembro do ano que vem.

Pergunta: Governador essa é uma linha do Metrô mas é administrada pela CPTM é isso? Isso traz alguma diferença tecnicamente? O intervalo do trem é o mesmo, a velocidade? É como se fosse uma linha do metrô?

Alckmin: É metrô. Esses 9,4 quilômetros você tem uma parte pequena em túnel, uma parte térrea e uma grande parte elevada. Então é a Linha 5 do Metrô. Vai ser operada pelo Metrô, faz quase 20 anos que o Governo de São Paulo não começava uma linha nova de metrô, só estendia as linhas já existentes. O governador Mário Covas entregou, em seu primeiro mandato, as obras que estavam paradas, ele retomou as obras. Entregou três estações entre Santana e Tucuruvi; duas estações entre Clínicas e Vila Madalena; três estações de trem entre Itaquera e Guaianazes, e começou esta obra nova. É um fato recorde você começar, terminar e operar em menos de quatro anos, essa nova linha que a é linha 5, com capacidade para 350 mil passageiros.

Pergunta: Qual é o impacto que isso deve….

Alckmin: Então a CPTM é quem está construindo. A CPTM e o Metrô são companhias que tendem a se integrar. Até porque o trem metropolitano com o tempo vira metrô. Por exemplo, a linha 7 de Osasco até Jurubatuba, que passa ao lado do rio Pinheiros, quando o governo fez mais oito estações, ela vai virar metrô. Vai ser a linha 7 do metrô. Então você vai integrando linha 5, Capão Redondo até Largo 13, integrada com o trem da ponte Estaida, que é a linha Osasco até Jurubatuba, que será linha 7 do metrô. E depois interligada com a futura linha 4 do metrô ligando Luz até Vila Sônia.

Pergunta: Governador a linha 5 do metrô ficará concluída até agosto do próximo ano. Isso deve garantir alguns votos para o próximo candidato do PSDB, se for o senhor ao governo do Estado?

Alckmin: Isso vai garantir um transporte de alta capacidade e de qualidade para a população de São Paulo. Essa obra está sendo feita independente de ter eleição ou não. São Paulo tem mais de cinco milhões de veículos. É uma das cidades mais motorizadas do mundo, do seu porte, e se nós não investirmos para valer no transporte de alta capacidade como é metrô e recuperarmos o trem metropolitano, a cidade infarta. Então, o metrô precisa ser ampliado porque nós só temos 50 quilômetros de metrô. Ele precisa ser estendido, fazer novas linhas. A linha 5 está sendo concluída, a linha 4 nós estamos em entendimento com o BIRD, para buscar recursos para iniciá-lo. Os trens metropolitanos estão sendo recuperados, tanto é que de Osasco a Jurubatuba, com mais oito estações, e Itaquera-Guaianazes, são trens novos, chamados trens espanhóis. Então na questão do trem metropolitano é recuperar. Equipamento de qualidade, segurança, investimento para recuperação.