Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin concedida após posse de delegados e inv

Última Parte

qui, 22/03/2001 - 15h55 | Do Portal do Governo

Última Parte

Fechamento da fábrica da Lacta

Pergunta: Quando a Lacta anunciou que iria fechar uma das duas fábricas aqui em São Paulo, o Governo disse que poderia puni-la caso configurasse benefício fiscal concedido no Paraná. Agora ela anunciou que vai fechar a segunda também. Não ia acontecer uma diligência na empresa para descobrir se de fato é por razão fiscal esse abandono de São Paulo e o que o Governo vai fazer?

Alckmin: Ontem mesmo nós já determinamos ao secretário da Fazenda e ao secretário da Ciência e Tecnologia que tomem todas as medidas necessárias no caso de haver benefício fiscal. Quais são essas medidas? É não aceitar o crédito do ICMS. Se o ICMS não é pago, se ele é pago em “n” anos, São Paulo não vai aceitar o crédito. O produto, quando entrar em São Paulo, quando for vendido no mercado consumidor de São Paulo, o crédito do ICMS não será aceito.

Combate à dengue

Pergunta: No combate à dengue. O Governo pretende liberar mais verba para esses 156 casos, ou vai continuar com essa campanha que vem sendo feita?

Alckmin: O que ocasiona a dengue? É um mosquito que fica em água parada. Então, o que é importante? Primeiro, uma colaboração de toda a população, porque qualquer fundinho de quintal com latinha de sardinha, vaso, pneu, qualquer coisa que retém água, você vai ter o mosquito. Então, uma campanha para que todo mundo verifique na sua casa, no seu quintal, no jardim. Segundo, as prefeituras fazerem o trabalho de limpeza. Cidade suja, com lata, pneu, coisa suja, é evidente que acumula. Então, o que o Estado faz? O Estado treina pessoal para fazer esse tipo de trabalho. O Estado faz pesquisa. O Estado, às vezes, participa na parte de pulverização para matar o mosquito quando tem foco. Mas o melhor é a prevenção. É não ter água parada. O Governo Federal doou carros também para os municípios para o combate à dengue. Enfim, é uma ação conjunta de todos.

Pergunta: Governador, já não era para ter erradicado essa doença, com tudo que foi gasto?

Alckmin: Como é que se elimina o vetor da doença? O vetor da doença é o mosquito. A maneira de eliminar a doença, é eliminar o seu habitat, que é água parada. Isso é uma coisa permanente. Se você voltar a ter água parada, você pode voltar a ter o mosquito.

Pergunta: Quanto já foi gasto nesse combate?

Alckmin: Eu não tenho números exatos, mas o Governo tem até uma superintendência só para isso. Chama-se Sucen, Superintendência de Controle e Combate das Endemias. Depois eu posso te dar os números exatos.

Pergunta: O secretário da Saúde admite hoje, numa entrevista a um jornal de São Paulo, que houve falha por parte do Governo numa campanha junto à população para justamente conscientizar as pessoas da importância de não facilitar o surgimento da dengue. O senhor concorda com essa avaliação do secretário de que houve falha de comunicação do Governo?

Alckmin: Eu acho que ele foi sincero, no sentido de não ficar um empurrando a culpa para o outro. ‘Olha, a culpa é da prefeitura’. ‘A culpa é do Estado’. ‘A culpa é do Ministério’. Não, essa é uma questão de todos. Todo mundo tem que participar. E se nós temos três mil casos de dengue, todo mundo tem que fazer mais. A população ajudando, porque não dá para você entrar em todas as casas, em todos os quintais, em todas as chácaras. Então, a população participar, você motivar a população a participar. As prefeituras têm as equipes. A parte de atendimento primário à saúde é municipalizada. O Estado tem a sua parte e o Governo Federal. Eu acho que o que o secretário quis dizer foi o seguinte: ‘olha, todos nós temos que fazer mais’.

Reunião de comissão para discutir salário mínimo

Pergunta: O senhor deve presidir a reunião da comissão que vai discutir o salário mínimo regional? O senhor deve participar?

Alckmin: Não, da comissão eu não faço parte. O governador não faz parte. Ela vai fazer os estudos necessários, vai debater vai discutir, depois vai apresentar ao Governo.

Pergunta: O senhor vai convidar as entidades? Esse processo já está em andamento, não é?

Alckmin: As entidades já foram convidadas porque a lei explicita quem participa. O que eu fiz foi mandar para a Assembléia Legislativa um ofício para que a Assembléia diga quem são os três seus representantes.

Pergunta: É importante esse debate?

Alckmin: É importante porque, embora o Estado de São Paulo seja o Estado mais rico, você tem muitas distinções por categoria. Por exemplo, para a Indústria, o salário mínimo mais alto não tem grande significado porque normalmente o salário, o piso, já é mais alto. Para prefeituras menores, isso é diferente. Para alguns setores da agricultura, também é diferente. Para os pequenos empresários do setor de serviços também. Por isso é importante discutir, para você dar um passo a mais na questão do piso e, ao mesmo tempo, não inviabilizar algumas atividades.

Leia também:
Parte I

Parte II