Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin após passar em revista a tropa de solda

Parte I

ter, 10/04/2001 - 10h51 | Do Portal do Governo

Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin após passar em revista a tropa de soldados que vai reforçar o policiamento no Centro e Região Metropolitana de São Paulo

I Parte

Repórter: Governador, esse efetivo com mais 600 policiais, isso é realmente uma resposta às críticas da prefeita Marta Suplicy durante o Fórum Metropolitano de Segurança, que ela fez contra o Governo do Estado?

Alckmin: Não, isso é um compromisso do Governo do Estado com o povo de São Paulo. Estes policiais já estavam sendo formados, desde o ano passado, já estavam na academia. Hoje se apresentam. São 614. Uma parte para a cidade de São Paulo, outra para a Região Metropolitana. O Governo só tem um compromisso, que é com o povo. É esse compromisso que é cumprido e vai se cumprindo progressivamente. Teremos até o final do ano, e em abril do ano que vem, mais de 3.500 policiais que vão se incorporar. E vamos mandar um projeto de lei, para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo criando 4 mil Guardas de Muralha (agentes para a segurança nas penitenciárias). Então, estes policiais militares que estão fazendo guardas nas muralhas de presídios, eles virão para as ruas. Então, nós teremos no ano que vem mais 4 mil policiais militares nas ruas, que hoje fazem segurança de presídios.

Repórter: O senhor acha que foi para atender o pedido da prefeita de aumentar o efetivo policial das ruas do centro da cidade?

Alckmin: O compromisso do Governo é com o povo de São Paulo. O nosso compromisso é com a população. Se prefeita, deputados, vereadores pedem e isso coincide com o interesse público, são perfeitamente atendidos.

Repórter: Agora, governador, ela havia pedido 600 policiais para o centro. O senhor está entregando metade. Não é o número necessário?

Alckmin: Quem determina o número de policiais e aonde há necessidade deles não é pedido político. O que determina são critérios técnicos de segurança pública. E esse critério técnico, estabelecido pelo Comando da Polícia Militar, é de que seriam 300 policiais militares no mês de abril, coincidindo com a data de formatura e de acordo com a formação destes policiais. Por isso, hoje 300 ficam aqui no centro, mais um grupo grande na cidade de São Paulo e outro tanto na Região Metropolitana. Não há pedidos políticos na área da polícia, há critérios técnicos que são definidos.

Repórter: Governador, um grande problema enfrentado pelas mulheres que estão na PM é a questão da falta de coletes à prova de balas apropriados para elas. Nós tivemos aqui 300 mulheres entrando para a PM. Já existem estes coletes, ou não?

Alckmin: Há um compromisso do Governo de que até o final deste mandato todo policial militar terá o seu colete à prova de bala. Todos, todos terão. Nós temos, hoje, um número já recorde de coletes à prova de balas e estamos abrindo uma outra concorrência pública e há um compromisso de todos os policiais terem o seu colete, seja homem, seja mulher.

Pergunta: O senhor considera provocação as afirmações da prefeita Marta Suplicy com relação à falta de policiamento na cidade?

Alckmin: Não, não considero provocação. Não estou interessado em gastar tempo com picuinhas políticas. Nós temos tarefas maiores e uma destas tarefas é a questão da segurança pública, que está sendo enfrentada de maneira séria, de maneira correta e este é que é o trabalho. Acho que gastar energia com bate boca, com questão política, eu não vou entrar neste campo. O meu compromisso é com a população.

Pergunta: Mas a presença do senhor, aqui hoje, não é uma resposta a Marta Suplicy?

Alckmin: Não. Eu estarei sempre presente nas praças públicas. Veja bem, se há uma preocupação da população com a questão da segurança pública, e esta preocupação existe, ela também deve ser do Governo. E deve ser do governador. Então, eu já participei nestes trinta e poucos dias de mais de vinte eventos da Segurança Pública e vou continuar participando. Porque esta é a minha preocupação, enquanto governador do Estado, esta é a preocupação do Governo e é a preocupação da população. Nós ainda vamos trabalhar muito para poder melhorar os índices de segurança e oferecer mais segurança para a população de São Paulo.

Pergunta: Governador, o senhor falou em critérios técnicos para mandar para o centro 300 policiais, o senhor poderia especificar porque este número?

Alckmin: O Comandante Geral da PM, Rui César Mello, já tinha, quando houve essa formatura, estabelecido estes critérios. São critérios da própria polícia, de acordo com as Companhias, de acordo com a localização, de acordo com o georeferenciamento, com o número de leitos. Há todo um estudo, quando se forma o contingente da PM. São verificados os lugares de maior necessidade da presença maior da polícia e estabelece. Eu quero dizer que, como governador e Mário Covas também, eu como vice, nunca interferimos em questões políticas, dizendo ‘tem que vir mais 100 para cá, mais 50 para lá, tira mais 80 dali’, são critérios exclusivamente estabelecidos pela PM, que são profissionais da área e portanto conhecem a área e estabelecem critérios e decisões.

Leia também:

Última parte