Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin após assinatura de protocolo de intençã

Parte I

qua, 28/03/2001 - 15h45 | Do Portal do Governo

Parte I

Pergunta: A capacidade de transporte da Estação Ferroviária da Luz poderá ser ampliada para 300 ou 400 mil passageiros/dia?

Alckmin: Com a Integração Centro hoje quem vem, por exemplo, da Zona Leste para o Brás, passa a chegar até aqui a Luz e até a Barra Funda. Então, você integra as linhas de metrô que não chegavam aqui à Luz, integra com as linhas de trem. Então pode passar de 45 mil passageiros/dia para 300 mil passageiros/dia. Essa integração não vai se fazer aqui em cima, ela vai se fazer no subterrâneo: você entra pelas ruas de acesso e integra o trem e o metrô. Os passageiros, com o mesmo bilhete, sem nenhum acréscimo, vão poder utilizar o metrô e o trem. Com o mesmo bilhete, esta integração, chamada Integração Centro, aqui na Luz, as pessoas podem pegar metrô e trem, o que deve aumentar o número de passageiros/dia para 300 mil. E como a parte de cima aqui da estação não será mais utilizada, vem a proposta de um importante Centro Cultural dedicado a língua portuguesa. Teatro, salas, pesquisa, biblioteca, estudos, totalmente dedicados à língua portuguesa. E a idéia é que essa parte cultural se faça com recurso privado, por meio da participação da iniciativa privada. E aí a parceria da CPTM, que é a proprietária aqui da estação, com a Fundação Roberto Marinho, que vai trabalhar para captar esses recursos da iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, para São Paulo poder ganhar esse importante Complexo Cultural dedicado à língua portuguesa.

Pergunta: Qual o total de recursos previstos para a obra, e quanto já tem garantido?

Alckmin: Garantido ainda não, porque está começando agora. Mas hoje já houve um café da manhã entre o secretário da Cultura, Marcos Mendonça, e o dr. José Roberto Marinho, da Fundação Roberto Marinho, com vários empresários. E a informação é de que a receptividade foi muito boa. Mas ainda não há recursos definidos. O necessário é em torno de R$ 17 milhões.

Pergunta: Não tem nada disponível ainda?

Alckmin: Não, agora começa a captação.

Pergunta: Só para a parte cultural?

Alckmin: Só para a parte cultural. A parte do Estado é a parte da ferrovia, que já está em curso. São obras contratadas que ficam prontas no final do ano que vem. É o chamado Projeto Integração Centro.

Pergunta: Governador, o senhor apóia a CPI do Lixo que está sendo articulada por deputados do seu partido (PSDB) na Assembléia Legislativa?

Alckmin: Eu não vi a proposta, eu não tenho acompanhado muito estas questões da Prefeitura de São Paulo. Até porque tenho tantas tarefas no Governo do Estado. A quem cabe estar fiscalizando a Prefeitura, estar acompanhando tudo isso, é a Câmara de Vereadores. Então, eu não conheço esta proposta.

Pergunta: Mas o senhor acha que a Assembléia é o fórum adequado para se investigar municípios?

Alckmin: O presidente da Assembléia está aqui, ele pode analisar se isso tem uma interface em relação ao Estado, em relação à fiscalização. Se é só um município ou se é uma questão um pouco mais complexa. Eu não conheço a proposta apresentada na Assembléia Legislativa.

Pergunta: Agora, o PSDB articulando essa CPI na Assembléia, isso não pode prejudicar os acordos que estão sendo fechados na Assembléia?

Alckmin: Não, porque da mesma forma que o PSDB fiscaliza a administração municipal da Prefeitura, o PT também fiscaliza a administração estadual. Isso faz parte da regra democrática. Na democracia quem ganha eleição governa e tem obrigação de governar bem, com transparência, com seriedade, fazer um bom governo. Quem perde fiscaliza. O povo delegou essa tarefa que também é importante. Uma tarefa de acompanhamento, de fiscalização. Isso faz parte da democracia, isso é da regra e não vai atrapalhar em nada o relacionamento institucional entre o Estado e o município.

Pergunta: O senhor está indo no sábado na reunião do PSDB em Belém?

Alckmin: É provável que eu vá. É um pouco longe, não estava no meu programa… Mas, eu acho que é importante o partido se reunir, discutir temas de importância do País, discutir questões partidárias, nós vamos ter mudança na direção do PSDB Nacional. Discutir questões programáticas, sempre é proveitoso discutir, debater as questões de interesse do País e do PSDB.

Entrevista coletiva – Última Parte