Trecho entre estações Consolação e Paulista terá obras no feriado

Túneis não serão fechados durante a realização do serviço; objetivo da intervenção é reduzir tempo gasto na transferência

qua, 14/11/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

Entre a próxima quinta-feira (15) e o início da operação comercial do dia 21 de novembro, às 4h40, o Metrô e a concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela, realizarão obras para ampliar e melhorar o fluxo, além de otimizar a circulação e reduzir o tempo gasto pelos passageiros na transferência entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela).

As companhias aproveitarão o período entre os feriados da Proclamação da República (no dia 15) e da Consciência Negra (20) para a execução das atividades. Com a entrada em operação das novas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, a rede de metrô paulistana ganhou pontos de transferência.

Isso tornou possível e necessária a realização da remoção de quatro esteiras de descida das seis esteiras da ligação entre as estações Consolação (Linha-2 Verde) e Paulista (Linha-4 Amarela). As esteiras de subida permanecerão no local (no sentido Paulista/Consolação) para atender pessoas com mobilidade reduzida, idosos e gestantes.

Nos últimos 14 meses, foram inauguradas 16 estações, de três linhas, o que gerou nova demanda na transferência. A expectativa de fluxo no sistema resulta, sobretudo, da entrada em serviço de três estações da própria Linha 4-Amarela (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi), além das nove da Linha 5-Lilás (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), e quatro na Linha 15-Prata (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União), que, unidas, adicionam cerca de 500 mil passageiros diariamente à rede.

Capacidade

Após avaliação conjunta com o Metrô, a ViaQuatro será responsável pela remoção das esteiras rolantes de descida. Isso permitirá a ampliação da capacidade dos túneis, que não serão fechados aos usuários durante a realização do serviço. Vale destacar que as duas passagens receberão mais fluxo por hora no pico, distribuindo melhor as pessoas ao longo dos 104 m de comprimento e 7,7 m de largura.

Assim, a obra oferecerá ganho de 30% de tempo na transferência. Além disso, a Linha 2-Verde também poderá contar com mais trens no horário de pico da tarde. Entre os benefícios esperados no fim do projeto estão a distribuição mais uniforme dos usuários pelo espaço disponível e a redução do tempo de percurso no pico da tarde, que cairá de 520 segundos para 300 segundos.

As esteiras retiradas serão reaproveitadas na estação Clínicas, da própria Linha 2-Verde, ao longo de 2019, sem custo para o Metrô. Os equipamentos serão úteis para ajudar o deslocamento dos usuários que seguem em direção ao Hospital das Clínicas, muitos deles idosos, deficientes e gestantes, que procuram atendimento médico.