Trecho da Linha F da CPTM será interditado em três fins de semana

Interrupção será necessária para permitir a construção do mezanino da futura Estação Jardim Romano

dom, 02/03/2008 - 10h22 | Do Portal do Governo

Para permitir a construção do mezanino da futura Estação Jardim Romano, na Linha F (Brás – Calmon Viana), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) interditará as vias 1 e 2 (ambos os sentidos) entre as estações Itaim Paulista e Engenheiro Manoel Feio, nos três primeiros finais de semana de março (dias 1 e 2, 8 e 9, 15 e 16). O trajeto entre as duas estações será feito por 15 ônibus aos sábados e 10 aos domingos, em tempo estimado de 15 minutos, por meio da Operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). As composições circularão normalmente nos trechos Brás – Itaim Paulista e Engenheiro Manoel Feio – Calmon Viana, com tempo de espera médio de 12 minutos aos sábados e de 15 minutos aos domingos.

Para quem estiver de bicicleta nos trens da CPTM (Projeto Ciclista Cidadão), a opção será pedalar entre as duas estações (distância de 3,9 quilômetros), uma vez que os passageiros não podem embarcar com a bike nos ônibus. O ciclista receberá uma senha para prosseguir a viagem nos trens. A senha é válida no dia da expedição. A fim de minimizar os impactos da interdição para os usuários, a CPTM adotará o reforço do contingente de segurança; emissão de avisos ao público por meio do sistema de som das estações; orientação do lado de embarque e desembarque dos ônibus; locomotiva para atendimento emergencial em Manoel Feio; equipes de manutenção e operação em pontos estratégicos e acionamento da Polícia Militar, se necessário.

Modernização – As obras fazem parte da modernização da Linha F, na qual haverá investimentos de R$ 1,4 bilhão até 2010, por meio do Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. O objetivo é melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema. Além das duas estações inauguradas – USP Leste e Comendador Ermelino Matarazzo – e dos 15 trens reformados, as três estações em construção – Itaim Paulista, Jardim Helena e Jardim Romano – serão entregues à população até julho. Está prevista também a chegada de 20 trens novos a partir do ano que vem. A CPTM também promove melhorias nas áreas de telecomunicações, energia, sinalização e via permanente, a fim de reduzir os intervalos de 9 para 4 minutos, nos horários de pico.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(S.M.)