TRE simula votação em urna eletrônica no centro de detenção provisória de Pinheiros

Unidade terá quatro seções eleitorais montadas pela Justiça Eleitoral

seg, 21/06/2010 - 10h38 | Do Portal do Governo

O Centro de Detenção Provisória de Pinheiros III recebeu na semana passada a visita de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) para demonstração o uso da urna eletrônica na unidade prisional. Este ano, pela primeira vez no Estado de São Paulo, os presos provisórios poderão votar. A medida faz parte da Resolução 23.219/10, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a criação de seções especiais nos estabelecimentos penais e de internação coletiva em todo o País.

O principal objetivo da demonstração no CDP foi simular o funcionamento das quatro seções eleitorais que serão montadas no local pela Justiça Eleitoral no próximo dia 3 de outubro. “Os presos estão conscientes da importância dessa decisão e contentes por terem a oportunidade de desempenhar o papel de cidadãos nas próximas eleições”, comentou o diretor do CDP, Ademir Muniz de França.

No Estado, mais de 4,5 mil presos provisórios e adolescentes infratores estão aptos a votar nas 114 seções eleitorais que serão instaladas em 104 estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes (Fundação Casa). Na capital, terão votação apenas o CDP de Pinheiros III, com 203 eleitores, e o Presídio Militar Romão Gomes, com 73 eleitores, além das unidades da Fundação Casa (841 eleitores). Estão envolvidas 73 zonas eleitorais, sendo 13 na capital e 60 no interior.

Para o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, a decisão do TSE é um marco na história do sistema prisional paulista. “É a concessão do exercício pleno da democracia ao homem preso”, afirmou o secretário.

Da Secretaria da Administração Penitenciária