A região da baixada Santista acaba de ser beneficiada com um ferryboat totalmente remodelado para a travessia Santos/Guarujá. Essa é a quarta embarcação totalmente reformada e entregue pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) somente este ano.
O FB-19 teve toda a estrutura remodelada, incluindo a substituição de 23 toneladas de chapas de aço, revisão de parte elétrica, motores e reversores. Os equipamentos de salvatagem foram substituídos, e o ferryboat, com capacidade para 55 veículos, ganhou novo visual: o antigo amarelo deu lugar ao branco, com grafismos em azul e cinza. O FB-19 é equipado com quatro motores de 400 HP cada um.
Com a chegada da embarcação, a capacidade operacional da Travessia Santos/Guarujá passa a ser de 1.221 veículos por hora em cada sentido.
O investimento total foi de R$ 6,6 milhões e faz parte do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011. Desde então, o Governo Paulista aplicou mais de R$ 270 milhões, o que resultou num aumento de 30% na capacidade operacional de todo o sistema.
A travessia
A Travessia Santos/Guarujá está inserida no canal do Porto de Santos, o maior da América Latina. É a mais movimentada das seis travessias de veículos administradas pela DERSA, recebendo aproximadamente 23 mil veículos em dias úteis e 17 mil aos fins de semana, somando-se os dois sentidos.
Do Portal do Governo do Estado