Trator e febre aftosa

Outra medida é que o seguro do crédito rural poderá ser feito diretamente pela Nossa Caixa, o que desburocratiza e acelera o processo de repasse da su

dom, 11/05/2008 - 11h02 | Do Portal do Governo

O financiamento sem juros para a aquisição de tratores se destina a agricultores com renda bruta anual de até R$ 400 mil. A liberação de recursos será feita pelo Banco Nossa Caixa com limite de até 6 mil tratores, disponíveis em três modelos, e pagamento em cinco anos. Outra medida é que o seguro do crédito rural poderá ser feito diretamente pela Nossa Caixa, o que desburocratiza e acelera o processo de repasse da subvenção ao produtor rural.

Outro destaque da feira foi a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O pecuarista precisa vacinar o gado até 31 de maio. O objetivo é imunizar 100% do rebanho. No ano passado, 99,18% das 11,92 milhões de cabeças foram vacinadas. O prazo final para a entrega da relação do rebanho imunizado na unidade de defesa agropecuária do município ou região é 9 de junho. Quem não cumprir a norma ficará sujeito a multa.

A vacinação contra a raiva dos herbívoros, que ocorre no mesmo período, é obrigatória para as regiões de Mogi da Cruzes, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Foram mostradas cinco novas variedades de cana, cinco de feijão e quatro tipos especiais de arroz.

Intercâmbio de recursos

Houve também divulgação das ações do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, com ações voltadas para o controle de erosão, recuperação de matas ciliares e fortalecimento das associações de produtores rurais. No evento, os secretários de Agricultura João Sampaio (São Paulo) e Alberto Merino (Estado de Puebla, México) assinaram protocolo de intenções para cooperação técnica e intercâmbio de recursos humanos direcionadas à produção de cana-de-açúcar, biocombustíveis, hortaliças e aqüicultura já que há similaridade entre os Estados.

Da Agência Imprensa Oficial