Recursos para infraestrutura

O Governo do Estado anunciou ontem a ampliação de R$ 11,9 bilhões nos recursos de São Paulo no Programa de Ajuste Fiscal (PAF). O valor deve ser investido em novos […]

sex, 17/08/2012 - 9h55 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado anunciou ontem a ampliação de R$ 11,9 bilhões nos recursos de São Paulo no Programa de Ajuste Fiscal (PAF). O valor deve ser investido em novos trens da CPTM, Metrô, VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) e em outras obras de infraestrutura. Entre os grandes projetos que serão beneficiados estão o túnel entre as cidades de Santos e Guarujá, o Expresso até Jundiaí e os contornos da Rodovia dos Tamoios.

O financiamento tornou-se possível por obra do ajuste fiscal levado a efeito no Estado, já que São Paulo diminuiu seu endividamento e por isso recebeu autorização para empréstimos junto a entidades como o BNDES. Há dez anos, a dívida do Estado era 2,2 vezes a receita corrente líquida. A lei de responsabilidade fiscal estabelece o limite de 2 vezes o valor da receita corrente líquida. Hoje, a dívida de São Paulo representa 1,4 vez a receita corrente líquida, embora o prazo para ajuste fosse até 2015.

Túnel seco

O futuro túnel Santos-Guarujá, que ligará os bairros de Outeirinhos (Santos) a Vicente de Carvalho (Guarujá), permitirá o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas. A solução também será compatível com o sistema de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) que será estabelecido na Baixada Santista. O investimento estimado para o túnel é de R$ 1,5 bilhão, incluindo obras, projeto, licenciamento, desapropriações e gerenciamento, entre outros.

O túnel (imerso), com cerca de 900 metros, utilizará tecnologia inédita no Brasil: em vez de ser escavado, será composto por perfis de concreto armado que serão construídos em terra firme e depois transportados e submersos, no local da travessia. A obra respeitará uma profundidade mínima de 21 metros, compatível com o projeto de aprofundamento do canal do Porto.

Tamoios e Expresso

A ligação entre Jundiaí e São Paulo, com cerca de 47 km de extensão, será um serviço expresso, com tempo de viagem estimado em 25 minutos. O custo estimado do projeto é de R$ 3,2 bilhões.

Na Rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos ao litoral norte e ao Porto de São Sebastião, estão previstas obras para os contornos Sul e Norte. No Contorno Sul, serão 32 km de extensão, desde a Rodovia dos Tamoios (SP-099), no município de Caraguatatuba, até a SP-055, na altura do Porto de São Sebastião. Valor estimado da obra: R$ 1,6 bilhão.

O Contorno Norte estabelece a interligação rodoviária entre os bairros Ponte Seca e Rio de Ouro onde se prevê a interseção com a Tamoios e o entroncamento com a Rodovia Dr. Manoel Hyppolito Rego (SP-055, km 99), nas proximidades dos bairros de Casa Branca e Olaria, município de Caraguatatuba. A extensão é de 6 km, com valor estimado de R$ 336 milhões.

Os contornos Norte e Sul fazem parte do projeto de duplicação da rodovia dos Tamoios. O trecho duplicado compreende quase 50 km, do planalto, entre o km 11,5 e km 60,48. O investimento total estimado do projeto é de R$ 4,7 bilhões.

Da Agência Imprensa Oficial