Estação Grajaú

Projetada em concreto e com ampla estrutura metálica, a Estação Grajaú – situada entre a avenida Dona Belmira Marin e a rua Giovanni Bononcini – finaliza a viagem na Linha […]

seg, 21/04/2008 - 15h28 | Do Portal do Governo

Projetada em concreto e com ampla estrutura metálica, a Estação Grajaú – situada entre a avenida Dona Belmira Marin e a rua Giovanni Bononcini – finaliza a viagem na Linha 9-Esmeralda, sentido zona Sul.

Junto à unidade há o terminal de ônibus da SPTrans, que atende aos passageiros da CPTM, por meio de integração, para complementar o trajeto, quando necessário. Além dos ônibus, os usuários têm a opção de utilizar bicicleta, já que a unidade também dispõe de bicicletário gratuito, com 180 vagas na primeira fase, devendo ser ampliada para 250, posteriormente.

Sobre o terminal está o mezanino, que consumiu 540 toneladas de aço em sua estrutura. Na área de cerca de 2000 m2 estão as bilheterias blindadas, bloqueios, salas administrativas, área comercial, banheiros, vestiários e refeitório para funcionários. Embaixo, no nível da plataforma, estão as salas de equipamentos técnicos.

O acesso à plataforma central, que mede 170 metros, se dá por escadas fixas, rolante e elevador para pessoas com mobilidade reduzida. Em junho, serão instaladas mais duas escadas rolantes para acessos ao terminal e à plataforma e, em novembro, mais uma para a plataforma. A unidade atende a todas as normas de acessibilidade previstas no Decreto Federal 5.296 e na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050 (para estações).

Como estação final, Grajaú tem também área para manobra de trens e estacionamento.

O endereço da Estação Grajaú é Rua Giovanni Bononcini, nº 77.

Da CPTM