CPTM: novos trens, novas obras

De um total de 105 trens adquiridos, 74 estão em operação e 31 serão entregues até 2013; empresa anuncia também melhorias nas linhas

sex, 27/07/2012 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou quinta-feira, 26, à população dois novos trens para a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi). As composições, fabricadas pela espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em sua fábrica de Hortolândia, contam com oito carros cada e são equipadas com ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de portas. Oferecem também monitoramento feito por câmeras. Além dos trens, a CPTM anunciou diversas ações que serão empreendidas no decorrer do ano.

A diferença em relação a outros trens é o salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). As composições são acessíveis para deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida. Contam com dispositivos para orientar passageiro com deficiência auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio).

Desde 2006, foram adquiridos 105 trens. Com a entrega de quinta-feira, 26, o número de novas composições em operação chega a 74. Os 31 trens restantes serão entregues  gradativamente até 2013. Em continuidade ao Programa de Modernização da Frota, a CPTM iniciou o processo licitatório para a aquisição de mais 65 trens de oito carros.

A companhia realiza atualmente obras na Linha 8, aos domingos, desde 27 de maio, com recursos da ordem de R$ 350 milhões. Entre os serviços constam remoção de 164 postes antigos e colocação de outros 32 novos, execução de 73 transferências completas de braços com suportes de suspensão, lançamento de 180 metros de cabo de reforço, intervenções no gabarito e retensionamento da rede aérea.

Foram substituídos 472 metros de trilhos e revertidos 1,6 mil metros. Outros 2,2 mil metros foram esmerilhados. Houve inspeção e revisão de 3 mil metros de fixação, além da correção geométrica em 80 metros de vias e descarga de 81 m³ de pedras. Também foram escavados 800 metros de dutos.

Os serviços abrangeram ainda a substituição parcial de componentes de AMV (Aparelho de Mudança de Via) e a identificação e lacração de 11 caixas de passagem, além do lançamento de 800 m de cabos metálicos.

Complexo de manutenção

A empresa anunciou ainda R$ 165 milhões para a construção de um complexo de manutenção em Presidente Altino (Osasco). O empreendimento faz parte do programa de modernização da companhia, que em maio completou 20 anos, e destina-se à realização da manutenção da frota de trens. Ao todo, serão 30 mil m² de edificações, para abrigar oficina de revisão e reforma, laboratório eletrônico, área para armazenamento de materiais e resíduos industriais e área de suporte para empregados (vestiários, refeitório e sanitários). As empresas contratadas por meio de consórcio são Trail, Tiisa e Cosbem, que deverão construir e fornecer todos os equipamentos necessários.

O principal galpão terá 15,5 mil m², com capacidade para realizar, simultaneamente, os serviços de revisão em seis trens compostos de quatro carros cada. Em outra área de 5,7 mil m² serão feitas pintura e lavagem de componentes e peças utilizadas nos trens, além da manutenção de motores elétricos.

O novo complexo vai gerar 450 novos empregos. Para atender a esses funcionários, haverá um galpão exclusivo de 1,6 mil m² com vestiários, sanitários, refeitório e pontos de lazer anexos ao refeitório com televisão, recursos de informática, etc.

A CPTM assinou contratos de recapacitação dos sistemas de energia para as seis linhas e, nos próximos dias, emitirá ordem de serviço para início das obras. Os investimentos correspondem a R$ 387,7 milhões e permitirão o aumento total da capacidade de energia de 183 MW para 261 MW. A licitação para expansão e recapacitação das subestações de energia das seis linhas foi dividida em três lotes.

Atualmente, a empresa tem 24 subestações retificadoras de tração, número que chegará a 30 até 2015. O aumento de subestações reforçará o sistema de alimentação elétrica e permitirá à CPTM suprir o aumento da demanda de energia gerado pelo acréscimo dos trens que estão sendo comprados. 

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da CPTM