CPTM já recebeu 6 dos 12 trens adquiridos para a Linha 9-Esmeralda

Juntamente com as duas novas estações, Grajaú e Primavera-Interlagos, na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), a CPTM apresenta também, nesta data, quatro trens novos, dos seis que já foram entregues à empresa. […]

seg, 21/04/2008 - 15h27 | Do Portal do Governo

Juntamente com as duas novas estações, Grajaú e Primavera-Interlagos, na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), a CPTM apresenta também, nesta data, quatro trens novos, dos seis que já foram entregues à empresa.

Os trens recém-fabricados fazem parte do lote de 12 composições adquiridas pelo Governo do Estado de São Paulo somente para a Linha 9-Esmeralda. Além dessa  remessa, mais oito estão sendo licitados, totalizando 20 novas composições para essa linha até 2010.

No total, 99 trens estão sendo adquiridos para o sistema metroferroviário paulista, por meio do Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Operação

Durante 30 dias, as novas composições circularão em regime de ‘operação assistida’, fora dos horários de pico. Este procedimento é normal para trens novos. Após esse período, os trens estarão liberados para circular ao longo de toda a operação comercial (das 4h a meia-noite).

Características

Com capacidade para 1.200 usuários, os novos trens (de quatro vagões) possuem itens de tecnologia metroferroviária de ponta utilizados em todo o mundo. Além do design arrojado (interno e externo), as unidades vêm com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção contra raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.

O projeto atende às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para pessoas com mobilidade reduzida. As composições possuem sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros em Braile, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e de lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente, para o caso de ausência de energia. 

Quanto à segurança, os trens possuem sistema de intercomunicação de emergência entre os usuários e o maquinista, além de sensor de descarrilamento que sinaliza ao condutor qualquer falha do gênero. O maquinista também dispõe de recursos adicionais como sistema de monitoramento de falhas técnicas computadorizado que indica onde está o defeito e freios eletrônicos e antideslizantes, entre outros. 

Os 12 novos trens são fabricados no bairro da Lapa (SP) pelo consórcio Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil) – liderado pela Alstom do Brasil, com a participação da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) e Bombardier. Os investimentos, da ordem de R$ 223,5 milhões, são responsáveis pela geração de cerca de 800 empregos: 200 diretos e 600 indiretos.

Da CPTM