Transportes Urbanos: Linhas da EMTU/SP funcionam normalmente

Empresa opera com cerca de 900 linhas de ônibus

ter, 16/05/2006 - 10h40 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – informa  que a operação das cerca de 900 linhas de ônibus intermunicipais que circulam nas três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas) estão funcionando normalmente no dia de hoje (16/05).

Na Região Metropolitana de São Paulo houve um atraso do início da operação, pois algumas empresas liberaram os ônibus de suas garagens por volta das 5h00 da manhã, quando as primeiras partidas devem ser realizadas a partir das 4h00. Mesmo assim, a operação foi se normalizando gradativamente.

A EMTU/SP registrou ontem à noite a queima de dois ônibus nesta região: um da empresa Himalaia, em Osasco, que operava a linha 404 Osasco (Olaria do Nino) – São Paulo (Pinheiros); outro da empresa Moratense que operava a linha 436 Francisco Morato (centro) – Franco da Rocha (centro). O incidente ocorreu na Estrada do Magi, entre os municípios de  Franco da Rocha e Francisco Morato.

Nas Regiões Metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista a operação está normal.

Ocorrências

Na noite de anteontem, domingo (14/05), do total de 5 mil ônibus,  24 veículos que operavam nas  três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista e Campinas) foram incendiados: 14 na Região Metropolitana de São Paulo; sete na Região Metropolitana da Baixada Santista e um na Região Metropolitana de Campinas.

No Sistema de Transporte Metropolitano sobre Pneus de São Paulo, que inclui as três regiões metropolitanas, operam 70 empresas de ônibus que transportam, por mês, em torno de 30 milhões de passageiros com uma frota de quase 5 mil ônibus.  

Paralisação parcial

Ontem, dia 15/05, das 53 empresas que operam na Região Metropolitana de São Paulo, principalmente nas regiões Norte, Leste Oeste, Nordeste e Sudeste, 17 operaram algumas linhas parcialmente.

Na Região Metropolitana de São Paulo, atuam 53 empresas que operam uma frota de cerca de 4 mil ônibus distribuídos em cerca de 600 linhas. Neste sistema, são transportados diariamente, em média, 1,1 milhão de passageiros.